Pode dormir de lado depois da tireoidectomia?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.

É proibido abaixar a cabeça ou fazer esforços físicos. Além disso, é preciso que a cabeça fique em uma posição inclinada de cerca de 30°, de forma a evitar que a pele da região operada fique esticada. Normalmente o paciente tem alta em um ou dois dias, voltando após três para a retirada dos pontos.

Pacientes que passam pelo procedimento de tireoidectomia total ou cirurgias no compartimento central do pescoço podem apresentar sintomas de dormência, formigamento e câimbras no pós operatório. Esta situação não é rara e está relacionada aos níveis de cálcio na corrente sanguínea.

“Para que possa provocar o efeito estético desejado e amenizar a cicatriz da cirurgia de tireoide, a aplicação da toxina botulínica deve ser realizada em até 15 dias de pós-operatório” – Dra. Mariana Mazzochi Sens, Médica Dermatologista (CRM/SC 14258 – RQE 9764).

A cabeceira da cama deve ficar sempre mais elevada (pelo menos a 30 graus de inclinação), para evitar inchaço no pescoço. Peça ajuda às auxiliares de enfermagem para que seja mantido o posicionamento correto. A cabeça do paciente também deve ficar mais na posição neutra, evitando esticar a pele da região operada.

No caso dos meus pacientes, eu oriento sempre a não mexer no curativo. Você pode tomar banho, apenas evite esticar o pescoço e não deixe cair água em cima do curativo ou esfregar em cima dele. Caso nenhuma complicação aconteça, o curativo é retirado após 7, 10 ou 14 dias, além dos pontos.

Cuidados pós-operatórios da cicatriz da tireoidectomia
Qualquer movimento brusco deve ser evitado e o paciente não deve abaixar a cabeça. O ideal é que ela fique inclinada, em um ângulo de 30°, evitando assim que a pele da região do pescoço fique esticada.

É importante evitar movimentos bruscos, pegar peso e dirigir até a liberação médica, para não dificultar o processo de cicatrização e para que a recuperação seja rápida.

O paciente que se submeteu ao procedimento de ablação para retirar nódulos da tireoide pode alimentar-se normalmente, é recomendado apenas evitar alimentos muito duros, ou que possam esfarelar, nos primeiros dias após a cirurgia, pois podem causar irritação ao engolir.

- É recomendado o repouso relativo: que é evitar ficar apenas na cama e fazer alguns movimentos – sempre de forma lenta. - Quanto à alimentação, os médicos recomendam uma dieta leve para não sobrecarregar o sistema digestivo. Corte comidas muito condimentadas, excesso de doces e bebidas gasosas para evitar os gases.

O período pós–operatório de uma cirurgia da tireoide, é bem suportado pelo doente, sendo a analgesia realizada com drogas anti-inflamatórias e dependendo, outras drogas mais específicas. De uma maneira geral, o paciente pode falar e se comunicar logo após a cirurgia e alimentar-se em média 4 horas após o procedimento.

No pós-operatório da tireoidectomia, é muito importante manter o repouso evitando esforços físicos e também uso excessivo da voz. É preciso garantir a higiene do local com a manutenção do curativo e a adoção de uma alimentação saudável e leve, para oferecer uma boa quantidade de nutrientes para o organismo.

Quais são os riscos e consequências da tireoidectomia? Uma das consequências da retirada total da glândula tireoide é o hipotireoidismo, desencadeado pela parada de produção dos hormônios da mesma.

A cirurgia da tireoide em si não engorda, porém quando há a retirada parcial ou total da glândula sua função fica alterada e com isso, o paciente pode ter alteração no metabolismo que leve ao ganho ou à perda de peso.

Estes dados estão de acordo com a literatura que mostra que após a tireoidectomia, pacientes podem apresentar “fadiga vocal”, “rouquidão”, “voz com pitch grave”, “dificuldade de falar em voz alta”, “sensação de corpo estranho na faringe”, “garganta seca”, “engasgo” e “pigarro”(2,5,7).

Fique atento(a) ao assoar ou espirrar: “O paciente deve evitar assoar o nariz forte. Quando for espirrar, espirre de boca aberta, para diminuir a pressão no nariz. É uma forma de tentar deixar a região resguardada de esforços e sangramentos”, explica o especialista.

É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.

A Cicatriz Alargada pode acontecer normalmente, em áreas de articulação, onde a cicatriz, durante o processo de cicatrização, sofre forte tensão. É um tipo de cicatriz comum, pois em alguns casos cirúrgicos a pele é esticada ao máximo para a realização do procedimento.

Primeiramente é importante dizer que a presença de inchaço no local da cirurgia da tireoide é uma das complicações da tireoidectomia, mas que pode ser facilmente resolvida com analgésicos ou mesmo uma punção para diminuir o inchaço.

Confira as dicas a seguir e prepare-se!

  1. Cicatriz boa e bonita: prepare-se para a cirurgia.
  2. Como facilitar a cicatrização: a beleza vem de dentro.
  3. Cuidados pós-operatórios: regenere sua pele. Cumpra o repouso rigorosamente. Utilize os acessórios recomendados pelo médico. Cuide da cicatriz, especialmente nos primeiros meses.