Pode dormir de lado após cirurgia de hérnia inguinal?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Posição: o mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima ou do lado oposto ao operado, nos primeiros dias. Isso faz com que a respiração seja mais fácil e o incômodo seja menor.

Durante o pós-operatório da hérnia inguinal, o paciente não precisa ficar de cama. Nos primeiros dias em casa é bom caminhar e se sentar, já que não existem restrições de movimento.

Consideramos atípico a sensação dolorosa na região inguinal (virilha) que dura mais que três meses após o procedimento cirúrgico, podendo levar a um comprometimento importante da qualidade de vida e da função sexual.

Pós-operatório
Não tem restrição de movimentos (caminhadas, subir escada são permitidos). Recomenda-se apenas repouso relativo (evitar longos períodos em pé ou longas caminhadas) nos 3 primeiros dias a fim de evitar inchaço excessivo na região inguinal.

Nos primeiros dias, evite fazer esforço físico excessivo pois poderá sentir algum desconforto maior e colocar sua cirurgia em risco. Pode caminhar normalmente, evite carregar volumes acima de10 Kg, abaixar-se, subir muitos lances de escada e dirigir moto ou carro nos primeiro 10 dias após a cirurgia.

Em média, o período necessário de recuperação da cirurgia de hérnia é de cerca de 1 a 2 semanas. A liberação para retomar as relações sexuais pode levar até 14 dias. Quanto às demais atividades corriqueiras, como dirigir e retornar ao trabalho e aos estudos, acontece entre 1 e 2 semanas.

Tomar banho normalmente é recomendado somente 24 horas após a cirurgia. Se você estiver com os pontos cobertos com curativos, retire-os antes do banho. Você pode lavar normalmente a área do corte com água e sabão (neutro de preferência), sempre secando bem com uma toalha macia.

Bolachas, bolos, tortas, salgadinhos e outros alimentos precisam ser evitados, para que os órgãos digestivos consigam absorver nutrientes para uma recuperação mais duradoura. O sal é um perigoso condimento para quem faz a cirurgia.

A cirurgia de hérnia inguinal, assim como qualquer intervenção cirúrgica, incide em riscos. Os mais comuns são: infecção, seromas, hematoma, dor e a recorrência ou recidiva da hérnia.

O tempo de duração do inchaço, um efeito do procedimento cirúrgico, varia em cada caso, mas segundo o também ortopedista Vinícius Magno, o edema geralmente desaparece entre duas a quatro semanas após a cirurgia. “Contudo, há casos em que o inchaço leva até três a seis meses para desaparecer.

As telas utilizadas nas cirurgias de hérnias da parede abdominal não precisam ser substituídas. Os implantes têm como objetivo reduzir o risco de recidiva da hérnia e eficácia de até 80%.

O retorno da hérnia pode ter a ver com o aumento da pressão intra-abdominal, excesso de esforço como pegar peso, tosse crônica, entre outros fatores.

Posição: o mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima ou do lado oposto ao operado, nos primeiros dias. Isso faz com que a respiração seja mais fácil e o incômodo seja menor.

O corpo precisa de proteínas para fortalecer os músculos, mas o excesso de gordura pode causar problemas na digestão. Dessa forma, opte por comer carnes magras como frango e peixes, ovos, verduras verdes e iogurte.