Pode dormir com vinagre na cabeça para piolho?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O vinagre mata o piolho, porém não é recomendado o uso diretamente na cabeça pois os componentes do vinagre podem trazer irritações, alergias, e ferimentos no couro cabeludo.

A Fiocruz afirma que uma mistura de água com vinagre (com a mesma quantidade das duas substâncias) pode ajudar a combater os piolhos e não é tóxica (ou seja, não faz mal à saúde). O vinagre aqui tem o papel de amolecer os ovos (ou lêndeas).

O vinagre é um ótimo jeito de soltar as lêndeas dos fios, mas ele não mata piolhos adultos no couro cabeludo. Portanto, não se surpreenda ao encontrar algum inseto depois do tratamento. O tratamento pode ser feito diariamente até que não restem mais lêndeas grudadas nos fios.

Não é recomendado dormir com o vinagre de maçã no cabelo, uma vez que sua ação prolongada nos fios pode causar ressecamento e levar à quebra dos fios. Outro ponto negativo é que o vinagre pode entrar em contato com o couro cabeludo e acabar obstruindo os poros, trazendo malefícios para a saúde de seu cabelo.

Apesar do vinagre de álcool ter um pH aproximado dos cabelos, o mais recomendado a se usar nos fios é o vinagre e maçã, visto que ele tem o aroma mais suave e deixa o cabelo com menos frizz, mais hidratado e, com uma rotina de uso, é possível ver os fios mais alinhados e menos porosos.

A quantidade de vinagre deve ser menor ou igual a do condicionar. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue. Depois você pode aplicar somente o condicionador para tirar o cheiro. Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho.

1 copo de vinagre de sidra ou de maçã; 1 copo de água morna.

Repelentes possuem óleos essenciais que liberam um odor que piolhos e insetos em geral não gostam, auxiliando na prevenção de uma possível infestação.

1 copo de vinagre de sidra ou de maçã; 1 copo de água morna. Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta mistura em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.

Pode dormir com vinagre de maçã no cabelo? Apesar de poderoso, a utilização do vinagre de maçã deve evitar exageros, já que, devido a sua propriedade acidificante, quando extensamente utilizado, ele pode deixar os fios secos, quebradiços e muito leves.

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

Este produto é utilizado porque “a acidez do vinagre ajuda a eliminar a substância equivalente a cola que faz com que os ovos (lêndeas) fiquem agarrados ao couro cabeludo”, justifica. “Recomenda-se utilizar primeiro os produtos comerciais de farmácia para eliminar os piolhos”, defende.

Óleo de coco: o óleo de coco deve ser aplicado seguindo os mesmos princípios do azeite. Óleos, além de matarem os piolhos, também ajudam a deixar o cabelo bem hidratado e brilhoso. Vinagre de maçã: misture o vinagre com o creme de pentear e use após lavar o cabelo.

Para acabar com os piolhos, a recomendação da Fiocruz inclui aqueles xampus e loções específicas contra o inseto, mas também o pente fino, que ajuda a remover piolhos e lêndeas.

Mas lembre-se, evite fazer a acidificação com vinagre de maçã com muita frequência para evitar problemas de baixa porosidade. O ideal é apostar nesse tratamento uma vez por semana, para cabelos danificados, e a cada 15 dias para fios saudáveis.

Lavar o cabelo com suco de tomate, pode ajudar a equilibrar o PH, enquanto limpa o que ajudará a neutralizar o odor químico.

A umectação noturna é uma ótima aliada
Por ser aplicada nos cabelos antes de dormir, o óleo age por mais tempo, garantindo a absorção completa dos nutrientes e vitaminas. Você pode remover o óleo na lavagem matinal dos fios, sem precisar interromper sua rotina.

Lavar os cabelos com vinagre não é um bom caminho e ele não fará esta função. O nosso couro cabeludo possui uma microbiota específica e o vinagre de maçã com seu pH ácido pode desregular esta microbiota, ocasionando caspas, dermatites e até queimaduras.

Existem duas formas de usar o vinagre de maçã nas rotinas de haircare: diluído em água, logo após o uso do shampoo, ou misturado com uma máscara de hidratação de sua preferência. Tudo vai depender das necessidades do cabelo e da finalidade do tratamento.