Pode dormir com tontura?

Perguntado por: acosta6 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Uma noite de sono ruim interferirá sim nas atividades do dia a dia, com queda da produtividade, queda da atenção e em alguns casos pode gerar tontura. Mas se isso está ocorrendo com frequência o ideal é procurar ajuda médica para saber se há relação entre o sono e a tontura.

Como fazer a tontura passar?

  1. Ingerir sal. O sódio é um nutriente conhecido por reter água no organismo. ...
  2. Comer um doce. Outra causa comum da tontura é a hipoglicemia ou queda da taxa de glicose no sangue. ...
  3. Beber água. ...
  4. Sentar. ...
  5. Deitar e elevar as pernas. ...
  6. Tomar ar. ...
  7. Respirar.

Procure um médico
"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

Durante uma crise de labirintite, é importante manter-se calmo, geralmente ficar deitado em uma posição confortável (de lado geralmente costuma ser melhor); evitar chocolate, café e álcool; suspender o tabagismo; evitar luzes de forte intensidade; e assim que possível procurar o atendimento médico especializado.

5 alimentos que podem amenizar as tonturas
Qualquer alimento salgado, como azeitona ou uma fatia de queijo, proporcionará a estabilização da pressão no caso de quedas bruscas. Mas tenha cuidado ao ingerir, principalmente para as pessoas que sofrem com a pressão alta.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

A tontura também pode ser uma resposta do organismo para a falta de energia. Por isso, se a sua intenção for reenergizar o organismo, uma boa xícara de chá de limão caíra como uma luva. Minerais e vitaminas essenciais para estabilizar o corpo não faltam no limão.

Uma crise de labirintite pode passar em alguns minutos, mas dependendo da intensidade da crise, os sintomas chegam a durar horas e até mesmo dias.

A presença de dificuldade na marcha, falta de coordenação e desequilíbrio, dificuldade para falar, formigamento, dormência ou paralisia na face (em geral de um lado só), escurecimento da visão ou visão borrada pode indicar comprometimento do sistema nervoso central.

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.

Sentir mal-estar e tontura é um sinal do corpo de quem tem algo errado com a sua saúde. Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas.

Vertigem ou Labirintite
A vertigem costuma dar tontura mesmo ao estar deitado, e é comum que ela seja desencadeada com movimentos feitos com a cabeça, como virar de lado na cama ou olhar para o lado.

A sensação de tontura pode vir de uma queda de pressão, por exemplo. Às vezes a pessoa se refere como tontura e está tendo algo até mais grave, pode ser algo como um derrame, que pode ter uma lesão no cérebro”, afirma o Daniel Ciampi, com a recomendação para que as pessoas sempre procurem um médico em casos de tontura.

Conhecido como hipotensão postural ou tontura ortostática, esse quadro está ligado a uma queda abrupta da pressão arterial que compromete a irrigação sanguínea do cérebro. Episódios breves de tontura ao levantar da cama ou mudar de posição rapidamente são muito comuns.

A labirintite também pode surgir como consequência de uma infecção bacteriana crônica no ouvido médio, que pode se espalhar para o ouvido interno e levar ao surgimento de sintomas de labirintite, além de poder causar tontura crônica, cansaço excessivo, desorientação, zumbido no ouvido ou perda auditiva, especialmente ...

“Dependendo da pessoa, a labirintite pode levar a quedas, perda da consciência, restrição de atividades, redução da qualidade de vida. Há casos em que uma crise aguda de vertigem pode estar relacionada a um derrame ou AVC, aí sim é grave, mas isso não é o mais frequente”, explica.

Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência.