Pode dormir com pássaros no quarto faz mal?

Perguntado por: lmoreira7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

É mais comum do que imaginamos, tutores que dormem com suas aves, seja no mesmo quarto, seja na cama, prática essa não recomendada. Precisamos como tutores resistir a tanta fofura, e compreender, que o fato de trazermos uma ave silvestre pra casa, não nos dá o direito de transformar tanto sua natureza.

Atenção à hora de dormir
Se você não tem um local assim na sua casa e está se perguntando “devo a gaiola da calopsita para dormir?”, saiba que essa não é uma má ideia. Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz.

Nunca deve deixar seu pássaro em um quarto escuro e silencioso, esse não é o lugar para ele. Verá que se colocar a gaiola do animal perto das vistas e em contato com a luz solar, seu pássaro se sentirá à vontade.

O poleiro para dormir pode ficar na parte superior da gaiola, em um canto que fique voltado para o lado mais tranquilo do ambiente, de preferência longe de portas e janelas. Assim, depois de tanto brincar, ele poderá ter um sono tranquilo e feliz.

Em algumas culturas, a visita de um passarinho pode ser interpretada como um sinal de boa sorte ou um presságio de mudanças positivas. Por outro lado, em outras culturas, essa visita pode ser considerada um aviso de algo ruim que está por vir.

Os sintomas da psitacose em pessoas podem ser leves ou muito graves. Os sintomas mais comuns são febre, calafrios, dor de cabeça, cansaço e tosse seca. Muitas das pessoas infectadas desenvolvem uma pneumonia. As pessoas mais velhas tendem a desenvolver uma forma mais séria da doença, em especial se não forem tratadas.

Temos quatro espécies parasitas no Brasil, sendo três destas de mesmo gênero, e uma à parte, de ordem diferente. São estas o popular chopim (Molothrus bonariensis), seus congêneres chupim-azeviche (Molothrus rufoaxillaris), iraúna-grande (Molothrus oryzivorus), e da Ordem dos Cucos, o saci (Tapera naevia).

De acordo com os especialistas da Petz, para a calopsita dormir bem, é fundamental oferecer um lugar tranquilo para ela descansar, de preferência ao abrigo da luz. Sabendo que a calopsita dorme de dia, é indicado deixar a gaiola em um local sem luz intensa e grandes movimentações/barulhos.

O que saber antes de adotar uma ave de estimação
Além disso, se você vive em um apartamento, você deve certificar-se de que seu animal de estimação não perturbe os vizinhos. Se, por exemplo, seus vizinhos forem sensíveis a barulhos, é melhor escolher uma ave pequena e silenciosa que não cante ou fale muito alto.

As aves tendem a preferir as horas noturnas para dormir, assim como nós, pois regulam seus ciclos de sono ao nascer e ao pôr do sol, o que significa que durante o inverno dormirão mais horas e durante o verão reduzirão seus ciclos de sono.

Use repelentes em diversas formas
Se você não sabe o que fazer para espantar passarinho, pode usar repelentes em vários formatos. Eles mexem com os sentidos das aves e as fazem entender que aquele lugar não é seguro. É importante que você identifique a espécie do animal antes de começar a montar a proteção.

Durante o dia, as aves noturnas dormem nas árvores, onde ficam protegidas de predadores. Assim, elas conseguem repor as energias em segurança… para voltar a caçar durante a noite! No caso dos urutaus, por exemplo, o comportamento natural de descanso envolve permanecer imóvel por muitas horas.

Ofereça alimentos instigantes.
Varie a apresentação dos pratos e alterne o tipo de comida servida para mantê-los interessados. Nunca dê abacate, chocolate, cafeína ou álcool, pois eles são extremamente tóxicos para pássaros. Deixe o bebedouro sempre cheio de água e, sempre que tiver só um pouco, complete-o.

Você pode sim cobrir, mas atenção ao PANO que você utiliza. Não utilize panos que desfie, pois o animal. pode se machucar.