Pode dormir com o celular no modo avião?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

Você é o tipo de pessoa que costuma colocar o celular embaixo do travesseiro ou ao lado da cama na hora de dormir? Saiba que esse hábito é um tanto quanto perigoso. Isso porque qualquer aparelho ligado – mesmo em modo avião – gasta energia e, consequentemente, aquece.

A física Emico explicou que, por outro lado, não há material científico que assegure que dormir especificamente com o celular sob o travesseiro não traga riscos. “A questão é polêmica, então não é recomendável fazer isso. Se não consegue se desligar, recomenda-se deixar o equipamento a uns 30 cm da cabeça”, orienta.

Como o modo avião desativa a rede móvel e o Wi-Fi, o WhatsApp entenderá que você está offline, portanto, não mostrará aos seus contatos que você está no aplicativo.

É uma dúvida comum entre os passageiros de avião: posso usar o WhatsApp ou outros serviços de troca de mensagens durante o voo? A resposta é : sim.

Quando utilizamos algum aparelho eletrônico à noite, o nosso corpo se engana com a luz e, assim, passamos mais tempo acordados. Como o nosso corpo é diretamente influenciado pela luz e por influências externas, durma em um quarto escuro, silencioso e calmo. Assim é mais fácil adormecer e ter um sono tranquilo.

Ter o celular por perto acaba desregulando seu relógio natural e fazendo com que não descanse o suficiente. Acontece que a tela do celular emite uma luz azul, desregulando a geração de melatonina, responsável por te fazer dormir! Isso faz com que você demore mais para dormir e tem menos horas de sono.

O ideal é manter a distância mínima de 30 a 40 cm. Como as luzes transmitidas pela tela do celular são semelhantes à luz do dia, o cérebro humano não é capaz de entender que a pessoa está dormindo.

Cuidados a serem tomados
Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia.

Na hora de dormir, você pode deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema. O único alerta fica por conta do carregador a ser utilizado.

Carregar o smartphone no quarto pode levar a obesidade e diabetes, diz estudo. Um recente relatório indica que carregar os smartphones no quarto poderá afetar a secreção de melatonina e, consequentemente, causar obesidade e/ou diabetes.

Quando você ativa o modo avião do smartphone Android pela primeira vez, o Wi-Fi e o Bluetooth são desativados. É possível mudar essa configuração para deixar as conexões sem fio ativadas e manter o smartphone conectado a dispositivos como seu smartwatch ou seus fones de ouvido Bluetooth.

O WhatsApp exibe o status "online" quando um contato está ativo no mensageiro, mas é possível que a atividade seja mostrada mesmo que o usuário não esteja realmente usando o aplicativo. Isso acontece por vários motivos, como quando o serviço roda em segundo plano ou quando a versão web do app está aberta.

Filmar ou fotografar outros clientes ou funcionários da companhia aérea, sem seu consentimento, é proibido.

Se você não desligar o celular (ou colocá-lo em modo avião), cada vez que a aeronave passar pelo raio de alcance de uma torre seu aparelho tentará se conectar com ela.

Muita gente acha que é proibido levar carregador portátil de celular – os famosos power banks – no avião, mas a verdade é que é permitido levar sim, mas só até um certo nível de voltagem pra segurança do próprio voo já que algumas baterias podem superaquecer e “explodir”.

Continuar lendo O que é o modo avião?