Pode dormir com o celular desligado?

Perguntado por: zmello . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Deixar o celular no quarto de dormir pode prejudicar o sono, mesmo que o aparelho esteja desligado. Uma revisão de estudos descobriu que o simples fato de ter um gadget no quarto pode nos deixar em estado de alerta.

Quando você mantém o celular desligado e carregado, o lítio lentamente perde seus elétrons, mesmo que não tenha estímulo para isso – em algumas semanas ou meses, a bateria estará vazia. Quanto mais quente o aparelho (ou o ambiente) estiver, mais rápido será esse processo.

Nunca desligue o celular
Vamos por partes: se você deixar o seu smartphone desligado por muito tempo e ele ainda tiver um pouco de energia, claro que a bateria será drenada. Mas só reiniciar ou desligar e ligá-lo em seguida não vai causar grandes danos.

Nunca desligá-lo
Uma das vantagens do telefone celular é facilitar a mobilidade do usuário. Especialistas afirmam que há duas boas razões para desligá-lo de tempos em tempos: prolongar a vida útil da bateria e reiniciá-lo, assim como fazemos com o computador.

Deixe o celular no silencioso durante a noite, idealmente longe do quarto e da cama. Se acordar no meio da noite, evite pegar o celular. Diminua a luz do celular à noite e use filtros de luz azul (a disponibilidade depende do modelo de celular)

Um dos maiores problemas de dormir com o celular embaixo do travesseiro, do cobertor ou até mesmo na mesa de cabeceira é o superaquecimento do aparelho. Os dispositivos não suportam temperaturas extremas, como calor ou frio intensos.

Especialistas indicam que o celular deve estar há pelo menos um metro de distância do nosso corpo enquanto dormimos. Podemos deixá-lo, por exemplo, em cima do sofá ou de uma cadeira.

Recomenda-se cortar o tempo de tela 1 hora antes de dormir, mas também há benefícios em interromper apenas 30 minutos antes de dormir. E com certeza os smartphones são normalmente os principais culpados, mas mesmo os tablets e TVs podem emitir luz azul que pode contribuir para o sono insatisfatório.

A umidade se infiltra no celular e pode corroer circuitos eletrônicos – entre outras coisas. 2. Mantenha o aparelho longe de lugares sujos e/ou empoeirados. Você pode riscar seu aparelho, ou fazer com que crostas de sujeira se acumulem em seus componentes eletrônicos.

Olha só: mesmo que seja bem raro, deixar o celular carregando enquanto dorme pode fazer com que ele fique muito quente, principalmente em contato com o lençol ou cobertor. Ele pode esquentar tanto ao ponto de pegar fogo! Olha o perigo!

A resposta é não. Os aparelhos atuais, seja os iPhones ou os que rodam Android, já possuem recursos embarcados que cuidam do carregamento automaticamente. Por mais que o celular esteja plugado na tomada por horas seguidas, o seu celular suspende o carregamento ao atingir os 100%.

Muitas vezes, a carga fica incompleta quando o dia é agitado e o tempo é curto para esperar o carregamento total. Mas se você possui o hábito de tirar o celular do carregador antes dos 100%, pode ficar tranquilo.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

Assim como qualquer objeto na vida, a bateria do celular também tem uma vida útil, e carregar de 0% a 100% diminui a vida útil dela, sabia? Isso é um processo lento, não vai danificar sua bateria fazer isso algumas vezes, mas com o tempo você vai começar a perceber que ela vai durar cada vez menos.

Tem uma coisinha que você precisa ter como regra principal: sempre colocar o celular quando ele estiver entre 30 e 50 por cento de bateria! Se você quiser ser preciso, ou se for virginiano, 40% é o melhor ponto para carregar, ficando no meio-termo entre ambos.

O ideal é manter o celular longe de temperaturas muito altas ou muito baixas, pois elas podem danificar seriamente a bateria, as conexões elétricas e toda a estrutura interna do aparelho. Nesse sentido, evite deixar o smartphone exposto diretamente ao sol, abafado ou em locais com frio extremo.

Você está passando muito tempo no celular, computador ou televisão à noite? Se a resposta é SIM, leia com atenção: A “luz azul” presente nestes dispositivos, atrasa a produção de melatonina e isso pode gerar dificuldade para iniciar o sono. Desligue esses aparelhos cerca de 1 a 2 horas antes de dormir.

Carregar o smartphone no quarto pode levar a obesidade e diabetes, diz estudo. Um recente relatório indica que carregar os smartphones no quarto poderá afetar a secreção de melatonina e, consequentemente, causar obesidade e/ou diabetes.

Tanto que pode se tornar uma fonte de distração e estresse, devido à dependência. Navegar pelas redes sociais, verificar e-mails ou mandar mensagens logo ao acordar também pode causar alterações cerebrais. Uma reportagem da Forbes relaciona uma mudança das ondas cerebrais por conta do uso do celular.

Ter o celular por perto acaba desregulando seu relógio natural e fazendo com que não descanse o suficiente. Acontece que a tela do celular emite uma luz azul, desregulando a geração de melatonina, responsável por te fazer dormir! Isso faz com que você demore mais para dormir e tem menos horas de sono.