Pode dormir com o cabelo de trança?

Perguntado por: lferreira4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

É que acessórios apertados e o atrito com o travesseiro podem provocar quebra e fragilizar as madeixas. O mais indicado então é dormir com os cabelos soltos e manter os tratamentos em dia para evitar os nós e o ressecamento.

Mesmo que a trança ainda esteja ótima, existe um tempo limite para ela ficar na cabeça. O ideal é nunca deixar passar de 8 semanas e, pelo menos uns 15 dias antes de renovar o penteado, deixar o cabelo natural se recuperar.

Para dormir com as box braids e se acostumar com o novo estilo, faça um coque bem alto, mas frouxo, deixando todo o cabelo para cima, no topo da cabeça. Ao deitar, você não sentirá o peso das tranças, vai dormir mais confortável e ainda evita que seus cabelos naturais sejam danificados.

É MITO: Fazer rabo de cavalo ou trança não ajuda os fios crescerem, então, não adianta tentar esticá-los à "força". É VERDADE: os fios podem crescer mais rápido se as suas refeições forem ricas em proteínas: carnes, ovo e queijos, por exemplo. Isso porque a proteína é a matéria- prima dos fios.

Dormir com tranças é seguro para o cabelo? Sim, mas você pode danificar o cabelo se as tranças forem apertadas demais. Quando você trança o cabelo com muita tensão, faz pressão no couro cabeludo, o que pode levar a queda de cabelo.

Quando você coloca as tranças elas vão proteger e guardar os seus fios dentro delas. Naturalmente o nosso cabelo cai e conforme os dias vão passando esses fios que estão guardados dentro das tranças vão soltando da raiz e ficam presos na trança.

8 semanas

A durabilidade da trança raiz depende muito das características do cabelo e da forma como são feitas. Mas, de forma geral, elas costumam durar cerca de 3 a 8 semanas.

Depois de passar um tempo com as tranças no cabelo, é comum que ele fique ressecado, já que não recebe nenhum tipo de tratamento além do shampoo. O couro cabeludo também requer cuidados no primeiro momento, porque é uma área bastante vascularizada e precisa de produtos que proporcionem oxigenação.

Aliada das cacheadas, crespas e principalmente de quem está vivendo a transição capilar, as tranças são o refúgio perfeito para quem deseja uma mudança de visual. Elas modernizam o nosso look, nos trazendo força, autoconfiança, e isso sem falar da deliciosa sensação de acordar todo dia com o cabelo pronto e lindo.

A trança espinha de peixe costuma ser a que dura mais tempo, além de uma ótima opção para deixar o visual mais estiloso.

As box braids ajudam o cabelo a crescer
As tranças box braids auxiliam e muito no crescimento dos fios. Quem tem um bom crescimento capilar consegue visualizar os resultados rapidamente.

O nó feito na colocação da box braids pode causar irritação e coceira no couro cabeludo devido a tensão nos fios. Na colocação de tranças sem nós, há flexibilidade imediata para estilizar o cabelo, no entanto a box braids necessita de alguns dias para o manuseio devido a tensão.

A tração da trança desencadeia o prurido. Quanto maior a tração maior a liberação dos mediadores químicos. A menor tração dos fios de cabelo pode ser entendida pelo organismo como agressão.

Trança boxeadora com jumbo: quanto tempo dura? Enquanto as box braids são um estilo que pode ser mantido por até três meses, a trança boxeadora se assemelha aos penteados nagô e dura por um intervalo de tempo bem menor: geralmente, de 7 a 10 dias.

Pentear os fios antes de dormir
O ato de pentear o cabelo estimula a circulação no couro cabeludo, garante a oxigenação, melhora a nutrição e isso tudo pode ajudar no crescimento dos fios.

  1. Atenção ao lavar os cabelos. As tranças devem ser lavadas, ao menos, 1 vez na semana. ...
  2. Prefira produtos à base de óleos naturais. ...
  3. Mantenha a raiz sempre nutrida e hidratada. ...
  4. Faça manutenções regulares. ...
  5. Não fique com as tranças por muito tempo.

Prenda o cabelo
Por mais que não pareça, prender o cabelo em forma de tranças ou rabo de cavalo contribui para acelerar o crescimento dos fios. A pressão natural desses penteados estimula o crescimento, no entanto, para evitar que os fios quebrem, é importante evitar excesso de peso ou pressão.

Prender os fios bem apertados contribui para a quebra dos fios. Por isso, a melhor maneira é dormir com os fios soltos. Mas, se você prefere manter os cabelos presos, a dica é investir em penteados frouxos, como coques, tranças e rabos de cavalo, que diminuem as chances de quebra dos fios.