Pode dormir com luz de LED?

Perguntado por: lgonzaga . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Sentimos vontade de dormir à noite porque é no escuro que produzimos a melatonina, o hormônio do sono. É por este motivo que não é recomendável a exposição a luz, como telas de TV e celular, perto da hora de dormir pois pode atrapalhar esse processo.

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr.

Dormir por apenas uma noite com uma luz fraca, como um aparelho de TV com o som desligado, elevou o açúcar no sangue e a frequência cardíaca de jovens saudáveis que participaram de um experimento de laboratório do sono, segundo um novo estudo.

Para relaxar, opte por lâmpadas alaranjadas ou vermelhas, que não afetam a produção de melatonina, conhecido como hormônio do sono. Existem dezenas de técnicas para ajudar a dormir melhor. A cromoterapia é uma das mais simples e eficazes.

LED de Parede para Quarto
A luz LED também fica ótima na parede do quarto. Uma sugestão é colocá-la ao redor da parede da cabeceira, para destacar toda a área da cama. Dê preferência ao LED para quarto com controle, pois ele é fácil de controlar, ligar, desligar e até mesmo mudar de cor quando você quiser.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

LED AMARELO: A luz de LED Amarela tem ação drenante, melhora a circulação sanguínea e linfática, diminui edemas, estimula a hidratação, reduz linhas finas de expressão facial e tem efeito calmante, sendo indicada especialmente para quem tem pele sensível.

Essa cor está ligada a vitalidade e energia, sendo muito estimulante para o corpo. Seu uso moderado contribui para provocar foco mental e estimular a autoestima e a criatividade, mas em excesso ela pode gerar irritabilidade. Para dormir bem, prefira nuances mais claras, como rosa.

Dormir com luz acesa pode aumentar as chances das pessoas desenvolverem problemas de saúde como diabetes, pressão alta e obesidade. Essa conclusão é de um estudo feito pela Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos. No Brasil, essas doenças afetam uma parcela significativa da população.

Como resultado, a luz azul acelerou o processo de relaxamento. 83% dos participantes relataram estar significativamente mais relaxados sob a condição. O que foi respaldado pelos dados biológicos. Além de eficaz, a luz azul acalma com maior velocidade.

Abajur tradicional
Um abajur bem posicionado pode se tornar um grande aliado durante as noites de sono de seu filho. Uma ótima dica é deixá-lo sobre uma mesa de cabeceira logo ao lado ou mesmo atrás de uma poltrona.

Dormir no escuro é melhor para a sua saúde
Os especialistas em sono concordam todos que a luz é prejudicial ao sono e pode retardar o processo de adormecer. Dormir na escuridão completa é melhor para a sua saúde porque a escuridão promove a secreção de melatonina, a hormona do sono que o ajuda a adormecer.

De acordo com um novo estudo, a exposição a luzes fracas à noite, como o brilho na tela da TV, pode causar alterações no cérebro, que podem levar a transtornos de humor, incluindo a depressão.

DORMIR EM QUARTO COMPLETAMENTE ESCURO EVITA A DEPRESSÃO
Segundo um novo estudo, a exposição a uma luz fraca durante a noite, como o brilho de uma tela de TV, por exemplo, pode causar mudanças no cérebro que levam a transtornos de humor, incluindo depressão.

Conheça os efeitos da luz azul no sono
O que acontece é que o corpo não compreende a luz azul como um tipo de luz artificial e, por conta disso, a produção de melatonina é prejudicada, bem como o ritmo circadiano do indivíduo, provocando o estado de alerta e contribuindo para o surgimento de um quadro de insônia.

Luz azul. O azul é reconhecido como uma das cores do descanso, introduzindo o conceito de neutralidade nos espaços residenciais. Logo, optar por lâmpadas e fitas de LED azuis é investir em relaxamento e noites bem dormidas.

Se você busca um quarto que transmita o relaxamento, não é necessário investir em muita potência ou intensidade, escolha modelos com uma iluminação mais suave. Já no caso do quarto que precisa de uma iluminação também para tarefa que exige concentração, as alternativas com maior potência são as mais indicadas.

4 dicas de iluminação para quartos com home office

  1. Luz natural.
  2. Temperatura das lâmpadas. A temperatura mais indicada para o quarto é o branco quente, que varia de 2.700 K a 3.000 K. ...
  3. Aumente o pé-direito. ...
  4. Setorize o cômodo.
  5. Luz em camadas. ...
  6. Cama iluminada na medida. ...
  7. Não subestime a troca de lâmpadas.
  8. Fuja do comum.