Pode dormir com a guia de Oxalá?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

POSSO DORMIR COM A GUIA? Por uma questão de conforto e segurança, é melhor tirar sua guia para dormir. Deixe-a a seu lado e recoloque no dia seguinte.

Ralar a roda na guia, além dos problemas visuais imediatos, como ficar com a roda ralada ou quebrar a calota, pode trazer alguns problemas de médio e longo prazos. Para quem não sabe, no meio da borracha do pneu existe uma malha de aço que dá resistência à estrutura do pneu.

Portanto, as guias e os fios de contas são emblemas importantes das religiões afro-brasileiras, usados como instrumentos religiosos, que fazem elo entre a matéria e o divino, permitindo assim uma maior comunicação espiritual com o Orixá ou Entidade.

A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta. Caso não seja possível utilizá-la no pescoço por razões profissionais ou pessoais, pode-se fazer um saquinho branco pequeno para colocar a guia (como um patuá) e carregá-la na bolsa, carteira ou bolso.

Você pode usar suas guias em qualquer ocasião: trabalho, para dormir, enquanto bebe, enquanto transa, não importa.

Outros cuidados devem ser tomados com as guias no que diz respeito ao seu uso em certas situações. Você pode usá-la para comer, beber, dormir, ir ao banheiro, tomar banho, etc. Sem problema algum, pois ela estará exercendo o papel de te ajudar, te proteger e te irradiar.

Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

É uma questão de bem estar. Existem terreiros que propagam a ideia de que é errado beber ou transar com a guia. Se for o caso, deve-se respeitar a orientação da casa. Mas não há na liturgia explicacão para tal proibição.

Além de correr o risco de ralar a roda, quebrar a calota e deixar marcas no pneu, encostar ele na guia ou subir na calçada é extremamente prejudicial para o seu veículo. Essa prática diminui a vida útil da malha de aço que dá resistência à estrutura do pneu, produzindo pequenas deformações e deixando o pneu torto.

Passado isso, devemos saber que a guia é usada para nossa proteção, portanto se há uma carga energética muito forte ela fez o papel correto (quando se trata de uma guia de proteção). O ideal é que a guia absorva aquilo e não você, podendo, assim, estourar. É como se a guia combatesse aquela energia para não te atingir.

Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda) Linha de Ogum = Contas Azuis escuras (Candomblé)/ Vermelhas, podendo ser Vermelhas e Brancas (Umbanda) Linha de Oxóssi = Contas Verdes (em alguns casos contas Azuis claras leitosas também são utilizadas - Candomblé)/ Verde (Umbanda)

Na Umbanda, a imagem de Oxalá ocupa a posição central, acima de todas as outras no altar. A cor da guia de Oxalá é sempre branca, assim como as roupas e tudo que envolve os rituais deste orixá.

Exemplos de firmezas para Orixás: Para Oxalá - um prato branco ou transparente, com água, oferecer a Oxalá e colocar uma vela branca de sete dias, firmeza de Oxalá. A água de fonte pode ser usada, pois é água de Oxalá.

Como limpar as Guias? As guias devem ser lavadas com águas dos pontos de força da natureza a depender do Orixá correspondente.

A guia assimila cargas negativas e não deixa que elas atinjam o médium incorporado. Ela também pode ser usada no dia-a-dia como um pára-raio de energias pesadas.

Características principais

MarcaMacumbis
ModeloGuia de Oxala Porcelana 147 contas 8 mm Umbanda Candomble

5- Mas existem os orixás que não podem usar o azeite de dendê ( e nem seus filhos): Oxalá e toda a sua corte, por exemplo. No mito da criação mais famoso, Oxalá perde a primazia para criar o mundo ao deixar de fazer a oferenda a Exu.