Pode dormir com a glande exposta?

Perguntado por: lguterres7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Infecções podem aumentar a sensibilidade do local. É boa idéia checar com o urologista a causa das suas dificuldades. Além disso, recomenda-se deixar a glande exposta por algumas horas (por exemplo, no quarto, à noite) e, na hora do banho, fazer uma massagem bem leve com uma esponja na região.

Vantagens de deixar sem prepúcio, ou seja, fica a glande totalmente descoberta: estudos mostram que reduz risco de contrair DST e previne candidíase local, e facilita higiene local. Eventual melhora de ejaculação precoce é controversa.

Uma semana, no máximo. É muito mais fácil se acostumar com a glande descoberta do que com um freio curto, com o esmegma ou com a fimose.

A higiene não para por aí: durante o banho, a limpeza correta deve ser feita trazendo o prepúcio para trás e lavando todo o pênis com a água e o sabão do próprio banho. Depois, o órgão deve ser seco. Novamente, o prepúcio deve ser “puxado”, seco e só depois pode ser levado de volta à posição original.

A glande é a região do pênis mais sensível, pois ela é muito inervada para que as sensações de estímulo sexual geradas pelo toque sejam convertidas em impulsos nervosos para facilitar a ereção completa até vir a ejaculação.

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.

O que é o prepúcio
É a pele retrátil que encobre a cabeça do pênis (glande). Sua função é produzir a lubrificação natural do pênis e proteger a glande, que é extremamente sensível. Durante a ereção, o prepúcio se retrai e expõe a cabeça. Quando o pênis fica flácido, volta a ficar encoberto pelo prepúcio.

O freio do pênis é aquela pequena pele que prende o prepúcio à glande do pênis, presente em todos os homens que não tenham feito a cirurgia de fimose. O nome correto é freio balano-prepucial, mas popularmente é conhecido por vários normais como “cabaço”, “cabresto” ou “pelinha” do pênis, entre outros.

- Técnica de compressão:
O homem deve comprimir a base da glande (cabeça do pênis) por 4 a 5 segundos imediatamente após a primeira sensação de maior excitação. Com esse procedimento vai dificultar a entrada de sangue no pênis e retardar um pouco a ejaculação.

A glande pode ter alterações de tonalidade por motivos definidos: "A coloração deve ser rosada como a mucosa da boca ou cor da pele em indivíduos operados por fimose. A cor da pele nesses casos varia com a cor da pele do indivíduo", explica o especialista.

Para que a higiene seja realizada e a sensibilidade diminua, utilize uma esponja macia na hora do banho. Se você ainda não fez a cirurgia de fimose, pode ser uma tentativa de tratamento. A exposição forçada da glande ao atrito com a cueca pode aumentar a resistência da mucosa, diminuindo a sensibilidade.

Se o paciente tem muita pele mas consegue expor a glande, ele possui excesso de prepúcio.

A maioria dos meninos terão descolamento e retração completa do prepúcio pelos 3 anos de idade.

A dica é deixar a glande exposta --fora do prepúcio-- a maior parte do tempo possível. "O roçar da glande no tecido da cueca vai fazer com que ela perca a sensibilidade excessiva", aponta o médico, que também sugere o uso de uma bucha na hora do banho. "Se não melhorar, converse com o urologista."

Para começar, não há nenhum método recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) capaz de aumentar ou engrossar o pênis.

Quais procedimentos podem ser feito para manter a glande exposta? A glande é coberta pelo prepúcio. O excesso do prepúcio mantém a glande coberta. O melhor procedimento para manter a glande descoberta é retirar o excesso do prepúcio através da postectomia.