Pode dormir após o treino?

Perguntado por: lferrari . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

A atividade física aumenta a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo, fazendo com que você se sinta mais energizado, e é por isso que algumas pessoas não conseguem treinar à noite e adormecer imediatamente depois.

Por outro lado, Monica ressalta que o exercício físico não pode ser feito imediatamente antes de iniciar o sono, devendo haver um intervalo de pelo menos duas horas antes da hora de dormir.

Por isso, para otimizar o seu treinamento, listamos 5 coisas que você deve evitar no pós-treino.

  1. Não se alongar. ...
  2. Ficar sem beber água. ...
  3. Comer alimentos pesados e gordurosos. ...
  4. Ingerir bebidas alcoólicas. ...
  5. Não dormir bem.

a tua pressão cair e aí você fica mole você quer dormir você quer se encostar então é o mesmo efeito que você tem agora. por que que acontece isso daqui vários explicações uma delas é que você depois do treino vai ter aumento da circulação de sangue lá na região do músculo que foi trabalhado.

O que não comer depois do treino? De acordo com o especialista, ingerir alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e/ou gordura saturada no pós-treino não propicia uma boa recuperação dos tecidos musculares (importante para quem busca a hipertrofia).

7 formas eficazes de garantir a recuperação pós treino

  1. Alongue o seu corpo. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma bobagem alongar o corpo antes e depois do exercício. ...
  2. Fique de olho na alimentação. ...
  3. Mantenha o corpo hidratado. ...
  4. Invista nas massagens. ...
  5. Aposte na crioterapia. ...
  6. Descanse. ...
  7. Conte com a ajuda de um profissional.

Há pessoas cujo ritmo de treino ideal é treinar 2 dias descansar 1. Para outros, o melhor é treinar 3 descansar 1. Outros ainda se dão bem treinando 4 vezes seguidas e descansando 2 dias. Os mais experientes (com mais de 5 anos de academia) são capazes de treinar 5 dias e descansar 2.

Porém, quando nos exercitamos sem dormir direito, os músculos se cansam antes mesmo do estoque de glicogênio reduzir significativamente. Outro estudo[2] sobre a importância do sono para a atividade física indica que a insônia também pode prejudicar o desempenho de atletas.

Por isso, o recomendado é que, após realizar uma atividade física de alta intensidade, como um treino na academia ou um exercício aeróbico, espere-se de 10 minutos a 15 minutos para tomar banho.

Reacção natural do corpo
Ao praticar desporto de forma intensa, o corpo exige mais oxigénio para fornecer aos músculos e ao cérebro para compensar a sobrecarga muscular. Bocejar é a forma natural de o corpo aumentar o fluxo sanguíneo e por consequência o transporte do oxigénio necessário às células.

O atleta treina por períodos longos, por isso, necessita de mais tempo de sono para recuperar as energias gastas. Sendo assim, deve dormir cerca de uma hora extra por dia”, comenta a consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi.

Carnes processadas. Presunto, mortadela, salsicha e companhia fazem parte da lista de piores alimentos para quem quer ganhar músculos e sua abundância em sódio é a maior culpada por isso. Além do sódio, a presença de conservantes e gorduras ruins é também prejudicial.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.

Os carboidratos são a maneira mais eficiente de fazer essa reposição. Por isso, valorize o consumo de uma fonte leve desse nutriente – pães integrais, massas e frutas são ótimas opções – combinada com sua proteína favorita.

Pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas.

prevenção e tratamento da fadiga muscular
A nutrição e a hidratação adequadas são essenciais para prevenir e tratar a fadiga muscular. Em muitos casos, quando a fadiga se instala, melhora naturalmente com repouso e recuperação, além de boa alimentação.

Recomenda-se a ingestão de 1-1,5 gramas de carboidratos para cada quilo corporal durante os 30 minutos após o término da atividade e a cada 2 horas durante as 4 primeiras horas, pois é neste momento que as enzimas responsáveis por sintetizar glicogênio estão mais ativas e, rapidamente, substituem as reservas de ...

Continuar lendo Como dormir após MD?