Pode dormir após comer carne de porco?

Perguntado por: lsiqueira2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Como as comidas gordurosas, comer carne vermelha – ou de frango e porco em grande quantidade – pode sobrecarregar seu estômago fazendo com que você se sinta 'pesado demais' para conseguir dormir. Calma. Você não precisa evitar todos os tipos de proteínas, apenas opte por porções menores.

Alimentos como arroz, feijão, e carnes levam, em média, três horas para serem digeridos pelo nosso organismo. E, ao contrário do que costumávamos a ouvir, a carne suína tem o mesmo período de digestão que a carne bovina e o frango. A exceção fica por conta da carne de peixe, que é digerida em uma hora.

Alimentos que atrapalham o sono
Todos os alimentos ricos em cafeína devem ser evitados, bem como os termogênicos. Além disso, o açúcar não é bem-vindo antes de se deitar, assim como refeições ricas em gorduras e carboidratos.

duas horas

No momento que iniciamos nosso sono, os nossos sistemas passam a funcionar de forma mais lenta. Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar.

“São liberados hormônios no processo de absorção de alimentos. Portanto, se eu comer e ir dormir, esses mecanismos hormonais podem ter impactos negativos no organismo.” Segundo ela, alguns desses impactos podem ser ganho de peso ou mesmo obesidade.

Comer carne de porco não faz mal para a saúde, desde que ela seja bem cozida, pois o cozimento adequado evita a transmissão da cisticercose, uma doença que é facilmente transmitida pela carne de porco e que pode atingir o sistema nervoso, causando convulsões e problemas mentais.

Depende. Só se for mal higienizada e mal preparada, assim como qualquer outra carne.

Além de engordar, a carne de porco faz mal ao coração. Ela aumenta os níveis de colesterol mau e o risco de doenças cardíacas. A carne processada, como salsicha e bacon, é ainda mais nociva do que a carne vermelha, pois tem mais gorduras saturadas, além de perigosos aditivos alimentares.

8 horas

A carne vermelha torna a digestão mais lenta. Esse alimento leva de 3 a 8 horas para ser digerido por sua estrutura e pela gordura que traz. Isso faz com que você se sinta mais saciado e por mais tempo.

4. Diz a sabedoria popular que, se tomarmos banho até meia-hora depois da refeição, não sofreremos uma indigestão. Mito. Não há qualquer relação entre tempo e digestão.

Já os mais gordurosos são:
Picanha. Acém. Alcatra. Cupim.

Refeições pesadas podem interromper o sono
Por isso, devem ser consumidos com moderação à noite para não influenciar no início do sono”, explica o profissional. Feijoada, por exemplo, nem pensar. Além disso, a comida favorece o refluxo do alimento do estômago em direção ao esôfago e provoca a fragmentação do sono.

Dormir de estômago vazio não é bom, já que ficamos por um longo período sem nos alimentar quando estamos dormindo, mas se alimentar excessivamente à noite também não é um hábito saudável. O mais indicado é fazer uma refeição completa e leve no horário do jantar e uma ceia duas horas antes de dormir.

O ideal é que você espace a ingestão de água em, no mínimo, 30 minutos antes e 30 minutos após cada refeição. E, para diminuir a necessidade de beber líquido ao comer, é importante adotar o hábito de se hidratar durante todo o dia, já que a hora das refeições é o pior momento para matar a sede.

Dormir de estômago cheio pode causar indisposição, pois em vez de estar descansando, o corpo estará digerindo os alimentos.

A famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), hábito típico da cultura espanhola e também italiana, pode fazer bem a saúde, melhorar o rendimento no trabalho e nos estudos. O sono possui efeitos reparadores e isso influencia na renovação cerebral.

Beber água antes de dormir acelera o metabolismo, melhora o sono, repõe nutrientes e minerais e contribui para homeostase corpórea. Porém, não é aconselhável uma ingestão grande antes de dormir, pois pode gerar a necessidade acordar durante a noite para urinar.

Tomar banho depois de comer não vai causar nenhum problema desde que a água esteja morna ou quente, ou seja, nem muito fria e nem muito quente. Há também quem recomende que as refeições sejam ligeiras e o banho seja rápido.