Pode doar sangue no período menstrual?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Sim. Não há nenhum problema quanto a isso.

Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; Não fumar duas horas antes da doação.

» Estar em boas condições de saúde. » Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização). » Pesar no mínimo 50kg. » Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

Não. Doar sangue não cria dependência no organismo da pessoa nem é um ato obrigatório, pelo contrário, é um ato voluntário, que só depende do desejo de a pessoa voltar ao Hemocentro dentro do prazo mínimo de espera para fazer mais de uma doação.

O que acontece com o sangue doado? Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

O material utilizado para coleta é estéril e descartável e sendo assim não existe risco nenhum de contrair doenças infecciosas na doação. Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente.

Há um tipo de sangue tão raro que menos de 50 pessoas no mundo são conhecidas por possuí-lo. Cientificamente conhecido como Rh nulo (Rhesus null), é muitas vezes referido como “sangue dourado” devido à sua extrema raridade — e ao seu valor para os outros. Existem quatro principais grupos sanguíneos: A, B, AB e O.

Também não é vedada a doação de mulheres que façam uso de anticoncepcional, Dispositivo Intra-Uterino (DIU), em tratamento a base de estrogênio ou progesterona ou durante a amamentação, desde que já tenha decorrido 90 dias do parto. O uso de medicamentos deve ser informado antes da doação. São analisados caso a caso.

A “picadela” no dedo antes de dar sangue é dispensável? Não. É certo que os dadores se queixam dessa “picadela”, mas ela surge para garantir a saúde do dador. É com a pequena gota de sangue que colhemos que determinamos a hemoglobina do dador.

Vale lembrar que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. O que são um doador “universal” e um “receptor universal” de sangue? O tipo considerado “doador universal” é o O-, enquanto o AB+ pode receber de todos os outros tipos.

Quais são as vantagens de doar sangue?

  • Dia de folga. Em meio a uma rotina repleta de compromissos e tarefas, ter um dia de folga é essencial para recarregar as energias. ...
  • Protege o coração. ...
  • Menos risco de câncer. ...
  • Ajudar quem precisa.

Nesse sentido creem que os ensinamentos bíblicos os ordenam a se abster de sangue (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29). Mais do que isso, segundo o texto Sagrado, Deus revela que o sangue é vida e esta dádiva somente a Ele pertence.

Trate de recuperar todo aquele líquido perdido: aumente o consumo de água e sucos, especialmente nas quatro horas posteriores ao procedimento. Para ajudar o organismo a repor o sangue nos dias pós-doação, continua a valer a dica de consumir alimentos ricos em ferro e vitamina C.

R$ 585,81

A bolsa de sangue total custa R$ 585,81.

Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa. Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro. Caso sinta tontura ou mal estar após a saída do Hemocentro, solicite auxílio a alguém e deite-se.

Os exames ficam disponíveis a partir de 20 dias após a doação e são entregues apenas ao doador, mediante a apresentação de documento oficial com foto, ou a terceiros que apresentem procuração.

· Candidatos que apresentaram diagnóstico ou suspeita de coronavírus estão aptos a doar 10 dias após a completa recuperação. · Candidatos assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste.

Por exemplo, as mulheres com o tipo sanguíneo AB, A, B ou O negativos devem redobrar a atenção na hora de ser mãe. Assim sendo, caso o parceiro tenha o fator RH positivo e transmita essa característica para o feto, é possível que o corpo da mulher crie uma rejeição ao próprio filho.

Presente em apenas 1% dos brasileiros, o AB- é ainda mais difícil de ser encontrado na população. Os tipos mais raros que vêm em seguida são o B- (2%), AB+ (3%) — cujos portadores são considerados receptores universais —, A- (6%) e B+ (9%).