Pode dissolver o comprimido na água?

Perguntado por: vcampos . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 18 votos

Em vez de ingerir a cápsula do medicamento, posso abri-la e dissolver seu conteúdo em um copo de água?” Não. A cápsula é necessária para proteger o conteúdo interno e só liberá-lo no momento e local certo no corpo.

Uma pílula padrão se dissolve em 10 minutos. A segunda melhor opção é de pé, pois o remédio dilui em cerca de 23 minutos, apenas um pouco mais rápido do que deitado de costas.

O primeiro passo é lavar as mãos, já que, ao manusear comprimidos e cápsulas, há risco de contaminação por bactérias, vírus ou microrganismos que transmitem doenças. Outra dica importante é ingerir medicamentos preferencialmente com água. Segundo especialistas, ela não altera o efeito das substâncias.

Uma resolução de 2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que comprimidos revestidos, medicamentos com liberação controlada, cápsulas, drágeas e pílulas não podem ser partidos. A advertência deve constar na bula dos remédios. É permitida a quebra de comprimidos sulcados e não revestidos.

Você encontra o medicamento de referência Novalgina® com dipirona 1g também na versão de comprimidos efervescentes. Nesse caso, basta dissolver o comprimido em meio copo de água e beber imediatamente após o término da dissolução.

Não cortar uma grande quantidade de comprimidos e armazenar as metades todas para facilitar as tomas. Isto pode comprometer a estabilidade do medicamento. Cortar um comprimido de cada vez, preferencialmente na altura da toma, e guardar apenas a outra metade não ingerida para a toma seguinte.

Adicionar a água (temperatura ambiente) no frasco até a marca indicada no próprio frasco do medicamento. Agitar vigorosamente. Possivelmente haverá a formação de bolhas de ar, devido à agitação. Logo, deve-se esperar as bolhas desaparecerem (alguns minutos) e completar o frasco com água até a marca indicada.

O paciente pode tomar 1 a 2 comprimidos efervescentes de Paracetamol, dissolvidos em pelo menos meio copo com água (100 ml), a cada 4 ou 6 horas, conforme necessário.

Dissolver o comprimido em meio copo de água (100 mL), agitar com auxílio de uma colher e tomar. Se necessário você pode colocar mais um pouco de água no copo, mexer com a colher e tomar em seguida. Se preferir o comprimido dispersível pode ser ingerido inteiro, sem a necessidade de dissolvê-lo antes.

"Por isso, não há o que temer ao ingerir um comprimido com suco, por exemplo, mesmo que a orientação seja consumir o medicamento em jejum." No entanto, há especialistas que defendem que, dependendo do remédio, a medicação pode interagir com as substâncias contidas na bebida, causando alteração no efeito esperado.

Resumo. Introdução: A fagofobia ou choking phobia é uma condição psiquiátrica caracterizada pelo medo de sufocar ou engasgar ao engolir alimentos ou comprimidos, associado a um estado de ansiedade que leva à recusa alimentar, com prejuízos potencialmente graves para a saúde.

Não. A cápsula é necessária para proteger o conteúdo interno e só liberá-lo no momento e local certo no corpo.

O que fazer se o remédio ficar preso na garganta?

  1. Se possível, tomar comprimidos com pelo menos um copo d'água.
  2. Tomar os medicamentos de pé ou sentado, nunca deitado.
  3. Evitar deitar-se por pelo menos 15 minutos após a ingestão de algum remédio.

Para realizar a maceração dos medicamentos podem ser utilizados pilões ou trituradores/amassadores de medicamentos (Imagens a seguir). Existem vários modelos disponíveis no mercado.

A divisão dos medicamentos não garante uma proporção igual do princípio ativo nas duas partes e pode prejudicar o tratamento. Seja pela indisponibilidade da dose certa na farmácia ou uma tentativa de fazer o medicamento render mais, cortar os comprimidos na metade pode gerar riscos à saúde.