Pode dirigir de óculos escuro à noite?

Perguntado por: ejaques . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Afinal, existe problema em usar lentes escuras para dirigir? Alguns óculos não são indicados para dirigir, pois, podem atrapalhar a visão do motorista, alterando as cores e a visão periférica. Que é tudo o que vemos ao nosso redor e lentes muito escuras prejudicam nosso campo visual, aumentando os riscos.

Além de ser um acessório muito sofisticado e interessante para usar nesses eventos noturnos, os óculos escuros podem trazer outros benefícios. Eles são perfeitos para esconder algumas olheiras que estiverem em nosso rosto, principalmente aqueles modelos maiores que ainda trazem um ar misterioso para a produção.

Para quem dirige à noite, elas amenizam a luminosidade dos faróis. Lentes azuis – são ideias para locais onde há muita interferência de cores quentes como o vermelho e o laranja. Elas quebram um pouco a agressividade das cores quentes e promovem uma sensação de descanso aos olhos.

De acordo com o oftalmologista e médico do trânsito, Luiz Fernando Cavalieri, as pessoas que têm baixo grau de miopia ou astigmatismo geralmente sentem mais dificuldade para dirigir, principalmente no período noturno.

Independentemente da ocasião, seja manhã ou tarde, os óculos com lente degradê são os mais recomendados para dirigirmos durante o dia. Eles impedem que os raios solares atinjam diretamente os olhos, sem deixar a visão totalmente escura, uma vez que a parte inferior das lentes é mais clara.

Lentes polarizadas: é uma das melhores opções para os motoristas. As lentes polarizadas são melhores para seus óculos de sol, porque bloqueiam toda luz direta, já que a luminosidade vem de superfícies planas. As lentes polarizadas protegem das luzes intensas e garantem 100% de proteção UVA e UVB.

Lentes de contato não devem ser usadas durante o sono? Verdade. Ao dormir com as lentes de contato, o paciente castiga a córnea, pois diminui a chegada do oxigênio por meio da lágrima – a bomba lacrimal não funciona quando não piscamos, permanecendo somente os movimentos oculares involuntários.

Visando preservar a saúde ocular, o ideal é recomendar o uso contínuo de óculos escuros, no verão e no inverno, a todos: crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Mesmo quando o dia está nublado, os raios ultravioletas penetram nos olhos”, alerta o oftalmologista.

Óculos escuros de boa qualidade têm proteção contra raios UVA, UVB e UVC. Quando em contato direto com essas radiações, os olhos podem sofrer consequências como o envelhecimento precoce que pode levar ao aparecimento de Catarata mais cedo.

Óculos escuros
"Vale lembrar que um óculos apenas escuros e sem proteção contra os raios são mais prejudiciais do que não usar nada, isso porque, no escuro, nossa pupila dilata e os raios nocivos entram com mais facilidade dentro dos olhos", acrescenta.

As lentes fotossensíveis ou fotocromáticas, muitas vezes chamadas de lentes transitions, reagem aos raios ultravioleta, fazendo com que escureçam ao serem expostas ao sol, proporcionando 100% de proteção. Quando a exposição aos raios solares diminui, as lentes se tornam claras novamente.

As lentes de óculos com antirreflexo costumam ter uma tonalidade mais voltada para o roxo ou violeta. Porém, um teste de como saber se o óculos tem antireflexo é posicioná-lo em frente a uma lâmpada fluorescente. O ideal é que as lentes reflitam a cor verde.

As Lentes Night Drive são lentes indicadas para motoristas com costume de dirigir a noite, o filtro amarelo das lentes Night Drive diminui o cansaço visual, diminui a sonolência, aumenta a visibilidade, aumenta o contraste, e reduz acentuadamente a dispersão da luz dos faróis contrários.

Geralmente, câmeras de visão noturna possuem alcance em torno de 15 a 20 metros. Por outro lado, a tecnologia das câmeras infravermelho permitem capturar imagens a uma distância de 30 metros ou mais.

Visão noturna é a habilidade que os seres possuem de ver contornos iluminados com pouca intensidade de luz. No caso de alguns animais essas habilidades se destacam mais que nos seres humanos, pois estes possuem essa visão muito limitada, e utilizam aparelhos sofisticados, como câmeras, por exemplo, para melhorá-la.

Existem inúmeros problemas oftalmológicos que podem estar por trás dessa alteração. Não há idade determinada para que essa dificuldade surja e, por isso, se a dificuldade para dirigir à noite surgiu ou está piorando, é importante buscar uma avaliação oftalmológica adequada.

Além disso, quem tem Astigmatismo pode apresentar desconforto com a luz – o que chamamos de Fotofobia. O indivíduo também pode apresentar piora da visão a noite, dificuldade em ler letras pequenas , distorção de imagens, entre outras alterações.

O astigmatismo é um erro refrativo que pode impactar na sua capacidade de enxergar tanto de perto, quanto de longe. Outra característica comum em quem sofre com esse problema ocular é a baixa qualidade da visão noturna.

As lentes na cor marrom são ótimas para dirigir, pois realçam o contraste entre as cores e deixam os objetos mais nítidos, facilitando a percepção.