Pode dirigir com uma perna?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Você pode estar se perguntando: após uma amputação, vou poder continuar a dirigir? A boa notícia é que: sim. Hoje em dia existem os carros para PCD, que são adaptados para diversos níveis de amputação, ou dependendo do seu nível de amputação, poderá continuar a dirigir um veículo padrão.

Sem o pedal da embreagem, saber como dirigir carro automático com a perna esquerda nos pedais pode ser complicado, principalmente para quem tem o vício de dirigir com o pé na embreagem. A dica aqui é dobrá-la até que a panturrilha encoste no banco, mantendo-a assim durante todo o período de condução.

Novo Código de Trânsito Brasileiro: dirigir com uma mão só pode dar multa. O novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina ao longo de 94 artigos as infrações de trânsito e as penalidades em caso de descumprimento. E segundo a legislação, dirigir com o braço para fora é proibido.

Existe algum motivo específico para usar apenas uma muleta? Sim existe. Mas antes de dizer por quê, aqui está uma observação a fazer – trata-se de mudar para usar apenas uma muleta, mas não de se mover constantemente com uma única muleta. É importante que você continue usando às duas muletas.

Andar com 1 muleta
Suba 1º com a perna boa, que tem mais força e depois leve a perna machucada com a muleta, apoie o peso do corpo no corrimão sempre que colocar a perna machucada no degrau; Para descer deve colocar 1º o pé machucado e a muleta no degrau, Depois deve colocar a perna boa, descendo um degrau de cada vez.

Infração média e multa de R$ 130
Logo, conduzir o veículo com bota ortopédica vai de encontro a essa norma geral de circulação e conduta", afirma o CTB.

Os condutores de veículos brasileiros que, por um acaso, respondam a processos que envolvam a quitação de dívidas poderão, sim, ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por decisão judicial. Tudo vai depender do juiz responsável pelo caso.

É uma infração média, que resulta na perda de quatro pontos na CNH, com punição de multa e a retenção do veículo até que seja apresentada uma pessoa habilitada em condições de conduzir o veículo", alerta o servidor do setor de fiscalização, Robson Charles.

Como não tem embreagem, é fácil confundir e apertar o freio com o pé esquerdo. Isso é um erro. Pela prática em carros manuais, geralmente o motorista não tem a mesma sensibilidade nos dois pés. O direito é mais suave para aceleração e freio.

O ângulo do encosto deve ficar entre 100 e 120 graus, ligeiramente inclinado, ou seja, nunca reto ou deitado demais. Além disso, o volante precisa ficar a uma distância compatível com a estatura e as características físicas do condutor. As pernas devem estar levemente dobradas, bem como os braços.

É muito importante que você se mantenha tranquilo, se alimente adequadamente e organize seu tempo. Evite possíveis imprevistos ou aborrecimentos e chegue com ANTECEDÊNCIA. Já na área de exame, acomode-se num local mais reservado – fuja de conversas paralelas que possam desencadear emoções apreensivas.

Para tirar a CNH especial PCD, é necessário ser diagnosticado pela junta médica examinadora com alguma restrição física e/ou motora que atrapalhe o condutor na hora de dirigir. A junta médica deve ser credenciada pelo Detran.

Sim, não há nenhuma regra expressa no aplicativo que proíba o motorista de trabalhar de bermuda ou usar boné, mas vale a pena avaliar a situação.

Os motoristas que por algum motivo passaram a ter visão monocular ou deficiência auditiva podem dirigir, no entanto precisam fazer a alteração em sua CNH.

Quando você estiver se sentindo seguro para andar, conseguir apoiar o peso corporal nas duas pernas e andar sem mancar, as muletas serão desnecessárias. O ortopedista e o fisioterapeuta podem te ajudar a descobrir se é o momento certo para largar as muletas.

Muletas: geralmente utiliza-se de auxílio para andar por 1 a 2 semanas, sendo 2 muletas na primeira semana e apenas uma muleta na segunda semana. Estando o paciente confortável e seguro, o mesmo pode andar sem auxílio da muleta a partir do sétimo dia após a cirurgia.

até 110 Kg

Qual o peso que as muletas suportam? A Muleta Axilar Pop suporta até 110 Kg.