Pode dirigir 608 com CNH B?

Perguntado por: afigueiroa5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Sim, qualquer motorista com habilitação do tipo B pode dirigir veículos grandes que tenham peso bruto total igual ou menor que 3,5 toneladas, como minitrucks e furgões.

Dirigir veículo com CNH de categoria diferente
Como as habilitações do tipo B são para carros, quem dirigir um veículo de categoria diferente estará cometendo uma infração gravíssima. Dessa forma, se for autuado, terá que pagar multa no valor de R$586,94, ou seja, duas vezes o preço da penalidade.

Resposta direta e reta: não, o condutor da categoria B não pode dirigir uma van. Para conduzir este veículo, o motorista deve ter a CNH D, que é designada para aqueles que desejam trabalhar com ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros.

Fiat Ducato Cargo
Todas se enquadram nos furgões que podem ser dirigidos com CNH B, mas enquanto o volume do compartimento aumenta, a carga útil naturalmente diminui. O DUcato segue mais ou menos a lista de equipamentos da concorrência.

Não. Para dirigir van, o motorista deve possuir a categoria D, que permite que ele dirija van ou qualquer outro veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda 8 lugares, além do motorista.

Nessa categoria, o motorista ainda pode conduzir carros de passeio, como também caminhonetes até 3.500kg como a F100 e S10, por exemplo.

No Brasil, um motorista com carteira de motorista (CNH) categoria B pode dirigir veículos de carga cujo peso bruto total (PBT) não seja superior a 3.500 kg (3.5 toneladas).

Categoria B (carro): permite dirigir veículos de 04 rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.500kg e lotação não exceda à 08 lugares, excluindo o motorista.

De todos os modelos Sprinter, apenas as versões de carga denominadas "Street" podem ser conduzidas com CNH de categoria B, pois não ultrapassam os 3.500 kg de PBT. No caso do seu veículo, é necessário ter a categoria C para conduzí-la, pois ultrapassa os 3.500 kg de PBT.

carteira de habilitação categoria C

Apesar de ser consumida por picapeiros, a Ram 2500 é, em essência, um caminhão. Tanto que para dirigir uma é preciso ter carteira de habilitação categoria C.

categoria B

Mas a grande vantagem da Hyundai HR é a sua praticidade. Ao mesmo tempo em que apresenta espaço e força para transportar carga, também tem a agilidade e dirigibilidade de um veículo de passeio. Devido ao seu peso bruto inferior a 3500Kg, é necessária apenas a CNH de categoria B, que abrange a maioria dos motoristas.

Exige-se a categoria "C" para dirigir a picape porque o seu peso bruto total (PBT), medida que leva em conta o peso do veículo na balança com a capacidade de carga suportada, ultrapassa 3.500 kg, o limite de PBT para permissões com categoria "B".

categoria B

Além disso, o maior atrativo é que a Ford Transit Furgão pode ser conduzida por motoristas com a CNH de categoria B . De acordo com a marca, essa configuração é utilizada para o transporte de mercadorias, e-commerce e ambulância , o que corresponde a mais de 60% das aplicações.

O novo padrão da CNH também traz a informação sobre permissão para dirigir (letra “P”), se o motorista já possui habilitação definitiva (letra “D”) ou mesmo se possui autorização para conduzir ciclomotor (sigla “ACC”).

Mercedes Vito: uma minivan 8 lugares bastante confortável
Este utilitário de passeio é perfeito para o transporte de até 8 passageiros.

As novas Peugeot Boxer e o Citroën Jumper Cargo são exatamente o mesmo veículo e têm peso bruto total de até 3.500 kg, bem no limite do permitido para a CNH B.

O Citroën E-Jumpy é o primeiro veículo elétrico da montadora francesa no Brasil. Com autonomia para 330 km, a van é uma solução prática para quem busca transporte de carga e quer economizar combustível e contribuir com o planeta.

CNH Categoria B
A categoria B permite ao condutor habilitado dirigir veículos de quatro rodas, desde que o peso total não ultrapasse 3.500 quilos e o número de pessoas seja, no máximo, oito (incluindo o motorista).