Pode diluir Tramal em soro glicosado?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Alternativamente, Tramal solução injetável pode ser diluído com uma solução para infusão adequada (por exemplo solução de cloreto de sódio 0,9% ou glicose 5%) para uso como uma infusão i.v. ou em analgesia controlada pelo paciente (ACP).

Tramal (cloridrato de tramadol) é indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave.

O tramadol pode ser administrado por via oral, intramuscular ou intravenosa. É metabolizado no fígado e, apesar da fraca afinidade com os receptores opióides , o metabólito O-desmetilado principal do tramadol é até 4x mais potente.

O efeito analgésico de cloridrato de tramadol pode ser reduzido e o tempo de duração da ação pode ser reduzido, se você tomar medicamentos que contenham: - Carbamazepina (para convulsões epilépticas); - Ondansetrona (prevenir náusea).

Isso geralmente é feito para facilitar a administração do medicamento, principalmente se o medicamento for muito potente e precisar ser administrado em doses menores para minimizar os efeitos colaterais ou a toxicidade.

Gotas: 20 gotas (50mg), 8 vezes/dia, Injetável: 50-100mg, a cada 4-6h.

O início de ação do tramadol é relativamente rápido, havendo alívio da dor após 30 a 60 minutos. O efeito analgésico pode durar de 4 a 8 horas, dependendo da causa e da intensidade da dor. O pico de ação costuma ser com 2 a 3 horas.

Normalmente não se deve exceder doses de 400mg/dia (correspondente a 8 ampolas de 50mg ou 4 ampolas de 100mg). Entretanto, no tratamento de dor severa proveniente de tumor e na dor pós-operatória severa, podem ser necessárias doses mais elevadas, sempre a critério médico.

Vias de administração: injetável por via intravenosa ou intramuscular. Uso adulto acima de 16 anos de idade. Em princípio, no caso de intoxicação com tramadol, são esperados sintomas similares ao dos outros analgésicos de ação central (opioides).

A apresentação de liberação imediata deve ser prescrita de 6/6 horas. A de liberação prolongada de 12/12 horas; Em geral a equivalência entre morfina e tramadol é de 1:10.

E, agora você já sabe para que é indicado o Tramal e que o Tramal não é morfina, vale destacar que esse medicamento não deve ser utilizado sem a orientação e prescrição de um médico.

Tramal contém uma substância ativa que pertence ao grupo de opioides. Os opioides podem causar distúrbios respiratórios associados ao sono como, por exemplo, apneia central do sono (rasa/pausa da respiração durante o sono) e hipoxemia relacionada ao sono (baixo nível de oxigênio no sangue).

O cloridrato de tramadol pode ter seu efeito analgésico diminuído ou potencializado, como também sofrer alterações em seu tempo de ação, pela via de administração utilizada ou, ainda, quando consumido em conjunto com outras substâncias, como: Carbamazepina (anticonvulsivante); Ondansetrona (antiemético) Álcool.

Cloridrato de Tramadol não deve ser combinado com inibidores da MAO. Em pacientes tratados com inibidores da MAO nos 14 dias antes do uso do opioide petidina foram observadas interações com risco de vida no Sistema Nervoso Central (SNC), função respiratória e cardiovascular.