Pode diluir tinta esmalte com thinner?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Ao contrário da aguarrás, o thinner não serve para diluir tintas e esmaltes, mas sim para removê-los. Ele também é recomendado para diluição na hora da limpeza, não da aplicação, pois pode adiantar a secagem dos produtos, enrugar e tirar o brilho da tinta. O thinner é um tipo de diluente com alto poder de obstrução.

Geralmente, as tintas esmalte sintético precisam de solvente. Algo em torno de 30% de solvente. Já as tintas à base de água não precisam ser diluídas, tornando o trabalho mais simples.

O thinner é um diluente com alto poder de absorção muito indicado para a diluição na momento da limpeza. Este tipo de solvente não é recomendado para a diluição de tintas, devido a sua capacidade de aceleração na secagem e remoção do brilho da tinta, além de poder causar enrugamento na mesma.

Esmalte Sintético Secagem Rápida, que já vem pronto para uso. Mas se precisar diluir, anote: utilize 100ml de Suvinil Aguarrás para cada 1L de esmalte sintético. Diluindo ou não, você vai precisar misturar bem com uma ferramenta em formato de régua até a tinta ficar bem homogênea.

O esmalte sintético à base de água pode ser aplicado com pincel ou rolo, sendo necessário diluir até 10% com água potável. Se o emprego for com pistola, deve-se diluir até 20%.

Por que é importante diluir a tinta?!
Já com pouca água, pode dificultar a pintura, deixando marcas do pincel na superfície, diminuindo a aderência e evidenciando os retoques. Por isso, é necessário sempre seguir as instruções do fabricante, para garantir a qualidade do produto.

Aplicação. Agora que você sabe que o esmalte sintético não é solúvel em água, prefira dilui-lo com aguarrás, e não com o thinner, pois ele é mais forte e sua secagem e de fora para dentro o que pode causar rugas na pintura e perda do brilho.

No entanto, o tiner é um solvente forte e pode danificar a pintura. “O tiner também não pode ser utilizado em carros que já foram repintados, pois existe o risco da pintura ser retirada quando o solvente foi aplicado”, explica o diretor científico da Nano4you, Fabiano Polak.

Produtos ecológicos substitutos de thinner.
Substituem thinners, aromáticos (toluol, xilol, etc.), aguarrás, MEK, acetona,nafta, hexana, pentano, benzina, éter e álcool isopropílico (IPA).

Pouca água
Quando a pessoa que vai pintar não segue as instruções impressas na embalagem e adiciona menos água que o recomendado para diluição, interfere diretamente no rendimento da tinta e na aplicação. Isso porque a solução fica mais densa, o que dificulta a distribuição de tinta pela superfície.

Diferenças: - O solvente é um produto desenvolvido normalmente para limpeza. Sua propriedade é a de destruir (solver), decompor o material do verniz comprometendo ou não a qualidade do mesmo. - O diluente (thinner), tem a função de diluir, deixar mais fluido o verniz preservando as propriedades do mesmo.

Ao contrário do thinner, a aguarrás é ideal para diluir tintas, sem causar danos nas características de cada tinta, apenas a tornando mais fluida e de fácil aplicação; Lavagem a seco nas lavanderias; Aplicação em madeiras.

Os solventes são utilizados para diluir a tinta a óleo, assim como para limpar os pincéis e as paletas após a sessão de pintura. Os solventes fabricados para uso artístico devem ser totalmente voláteis, o que significa que, ao evaporarem-se da mistura de tinta, não devem deixar qualquer resíduo.

Depois de proteger cuidadosamente as superfícies não pintadas, borrife thinner nas partes que têm dificuldade de secagem . Em contato com o thinner, a tinta à base de óleo irá recuperar o solvente necessário para secar.

Causa dano ao sistema nervoso central. Pode causar sonolência e vertigem (efeitos narcóticos). Causa dano ao sistema nervoso central, rins e fígado através da exposição repetida ou prolongada. Pode ser mortal em caso de ingestão e por penetração nas vias respiratórias.

* Nunca diluir o esmalte c/ gasolina, álcool, querosene, etc.

O Querosene Gekar é um solvente derivado do petróleo, muito utilizado na remoção de graxas, ceras e gorduras em ferramentas de pintura e outras. Pode ser utilizado também para a diluição de esmaltes sintéticos imobiliários e tintas a base de óleo.

Verificar a qualidade do esmalte, preparar adequadamente a superfície, evitar a humidade excessiva e aplicar camadas finas são medidas que podem minimizar a ocorrência de bolhas.

Fica então a dica: ao invés de usar acetona para diluir seu esmalte, use o óleo de banana! Um frasco custa em média R$ 3,50, e dura bastante! Bastam apenas duas gotinhas para seu esmalte ficar fininho novamente.

Tente deixar o vidro sob água quente por dois minutos. Feche bem o esmalte e o segure pela tampa para não queimar seus dedos. A água quente vai aquecer o esmalte e torná-lo mais fácil de passar nas unhas.

10 horas

O esmalte sintético pode levar até 10 horas para secar completamente e começa a secar de dentro para fora. Tem um odor mais acentuado e pode ser limpo com diluentes. Por isso, ao usar esse tipo de tinta em ambientes fechados, verifique se a área está bem ventilada, por causa do seu cheiro mais forte.