Pode desligar a geladeira todos os dias para economizar energia?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Essa é uma dúvida de muitas pessoas e a resposta é simples: desligar a geladeira à noite não ajuda a economizar energia. Na verdade, o resultado será o contrário porque religar uma geladeira que ficou desligada gastará mais eletricidade.

Deixar o refrigerador sempre ligado e descongelar o aparelho regularmente ajudam a evitar altas no consumo. Guardar alimentos quentes na geladeira aumenta o consumo de energia do eletrodoméstico. A geladeira precisa ficar ligada todo o tempo, durante 24 horas por dia.

Mito 1: Geladeira desligada estraga!
Essa afirmação tem certo sentido, afinal, as geladeiras não foram feitas para serem ligadas e desligadas a todo momento. Fazer isso com frequência pode, de fato, estragar seu eletrodoméstico. É melhor desligá-las apenas quando necessário!

Porém, o que você mais deve se atentar é que, ao deixar uma geladeira desligada, geralmente ela vai ficar guardada ou não vai ter a devida atenção. Com isso, a oxidação da parte mecânica dela fica bem mais fácil de danificar alguma parte vital do motor ou da tubulação da sua geladeira ou frigobar.

Se não for para limpeza, transporte ou manutenção, não há necessidade alguma de desligar sua geladeira enquanto houver pessoas em casa; isso não vai ajudar a economizar energia.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental manter a geladeira em temperaturas entre 1,7 a 3,3 °C. Isso é o mais próximo que é possível chegar sem que sua comida fique congelada, e a temperatura mais segura para evitar que as bactérias se multipliquem.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é difícil descobrir quanto a geladeira gasta de energia. A dica é simples: basta desligar todos os aparelhos da casa, exceto a geladeira, e anotar qual o valor marcado no medidor de energia. Após algumas horas, volte ao medidor e confira o quanto esse registra.

Porque geladeira frost-free gasta muita energia? Eduardo Carvalhaes Nobre, do programa Energia Inteligente da Cemig, explica que o gasto é maior porque a frost-free precisa fazer as vezes de geladeira, freezer e degelar.

Quando a geladeira se apaga, ela ainda mantém a temperatura por algum tempo. Por isso, a comida continua segura para consumo por até 4 horas após o eletro ter sido desligado. Contudo, vale ressaltar que essa duração é apenas se você não ficar abrindo a porta da geladeira toda hora.

1. Ar-condicionado. Quando o assunto é sustentabilidade e consumo de energia elétrica, o ar-condicionado é um dos aparelhos que deve ficar no radar. O equipamento, apesar de ter consumo similar a um chuveiro elétrico, tem mais impacto na conta devido ao tempo que fica ligado.

Dessa forma, o horário em que a energia é mais barata é fora do horário de pico, ou seja, entre 21h e 17h do próximo dia. A explicação é que nesse intervalo, a demanda de consumo é muito menor e o valor cobrado pela distribuidora fica abaixo da tarifa convencional.

Vai viajar? Veja dicas para encontrar a geladeira em ordem quando voltar

  1. Deixe o termostato na posição intermediária. O termostato deve ser posicionado de acordo com a frequência de uso. ...
  2. Não deixe a geladeira muito cheia. ...
  3. Guarde os alimentos de acordo com a perecibilidade. ...
  4. Veja a data de validade.

16 anos

Qual é a vida útil de uma geladeira? Estudos apontam que esses eletrodomésticos duram entre 10 e 16 anos – um período considerável se levarmos em conta que eles permanecem ligados 24 horas por dia. Mas nem sempre é aconselhável confiar nas estatísticas: quanto mais bem cuidadas, mais tempo as geladeiras vão durar.

Caso não seja possível desligar os disjuntores, é recomendável tirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada, especialmente televisores, computadores, geladeiras e máquinas de lavar roupa, que podem ter suas fontes internas danificadas dependendo da gravidade do surto”, explica Al Shara.