Pode desligar a geladeira à noite para economizar energia?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Desligar a geladeira a noite, vai diminuir a sua temperatura. Quando ela for ligada novamente, seu consumo será em uma potência mais alta para resfriar novamente. É muito importante pensar em economia, seja na compra do produto ou no seu funcionamento em casa.

segundo consulta também manuais. diversos fabricantes de geladeira. orientação é manter o equipamento conectado 24 horas por dia na tomada que garante maior vida útil dele também que dá para entender porque não vai fazer o compra só trabalhar dobrado pequeno e por último delas na economia por mês não.

É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada. No modo stand by o consumo é menor, mas existente.

Desligar a geladeira a noite, vai diminuir a sua temperatura. Quando ela for ligada novamente, seu consumo será em uma potência mais alta para resfriar novamente. É muito importante pensar em economia, seja na compra do produto ou no seu funcionamento em casa.

Pode parecer contraditório, mas a verdade é que desligar a geladeira aumenta o gasto de energia ao invés de reduzir. Quando se desliga esse eletrodoméstico, a sua temperatura interior aumenta. Por isso, ele precisa ficar ligado 24 horas por dia na tomada para manter sua temperatura estável.

A cada vez que é aberta, a geladeira recebe ar quente e, então, precisa consumir mais energia para estabilizar a temperatura interna. Portanto, abra a geladeira somente quando necessário, armazene os alimentos evitando bloquear as saídas de ar e escolha a temperatura de funcionamento adequada.

Segundo a Aneel, só vale a pena desligar a geladeira quando o período sem uso for de alguns dias. Outra dica é importante é não secar roupas atrás da geladeira.

Mito 1: Geladeira desligada estraga!
Essa afirmação tem certo sentido, afinal, as geladeiras não foram feitas para serem ligadas e desligadas a todo momento. Fazer isso com frequência pode, de fato, estragar seu eletrodoméstico. É melhor desligá-las apenas quando necessário!

Porém, o que você mais deve se atentar é que, ao deixar uma geladeira desligada, geralmente ela vai ficar guardada ou não vai ter a devida atenção. Com isso, a oxidação da parte mecânica dela fica bem mais fácil de danificar alguma parte vital do motor ou da tubulação da sua geladeira ou frigobar.

Qual horário a energia é mais barata? Seguindo as normas da Tarifa Branca, a cobrança pela energia elétrica costuma ser menor durante os horários em que há menor consumo. Por isso, o ideal é mudar alguns hábitos, utilizando mais os eletrodomésticos no período entre 0h e 19h.

25 kWh

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontam que o consumo médio de uma geladeira nova, com capacidade de 280 litros, é de 25 kWh por mês. Para um modelo de 360 litros, o gasto sobe para 31,5 kWh.

Chuveiro elétrico

1. Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. Esse eletrodoméstico é um dos que mais gasta energia, já que é utilizado diariamente por períodos longos.

É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada. Por segurança, na hora de tirar da tomada, deve-se puxar segurando o plugue, não o fio, que pode ser danificado e causar choques ...

Entre os equipamentos que apresentam maior taxa de consumo e exigem atenção redobrada ao seu uso, estão ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico e videogame.

Caso não seja possível desligar os disjuntores, é recomendável tirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada, especialmente televisores, computadores, geladeiras e máquinas de lavar roupa, que podem ter suas fontes internas danificadas dependendo da gravidade do surto”, explica Al Shara.