Pode desistir de tirar habilitação?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Ao optar pelas duas categorias simultaneamente, o candidato poderá fazer tudo em um só processo. Mas, aquele que optar por esse processo único, só será considerado habilitado quando for aprovado nas duas categorias. Se o candidato desistir de uma delas, as etapas realizadas para aquela habilitação serão perdidas.

A mensagem completa diz: "A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) só pode ser renovada durante o prazo de no máximo 30 dias após o seu vencimento. Após este prazo, a CNH é cancelada automaticamente,e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente."

R$ 221,21 – Taxa serviço Detran Categoria AB; R$ 44,25 - Reteste (caso reprove na prova).

Minha maior preocupação era o tão temido “quebra” – o suborno que os alunos dão à autoescola para não serem reprovados nos exames. A famosa “carta comprada”. Existem autoescolas que exigem que os alunos paguem uma quantia a mais e, se o aluno recusa, os mesmos dificultam o processo de primeira habilitação.

O cancelamento será realizado através de requerimento administrativo feito pela Divisão de Exames Teóricos e Práticos à Divisão de Habilitação, retornando o processo de habilitação do candidato à etapa do exame teórico.

Se você contratou os serviços da auto escola para obter a habilitação e lhe foi prometido: material didático (livro, vídeo aula) para assistir as aulas teóricas; veículo com ou sem direção hidráulica; tempo para você obter a sua habilitação diante do cronograma estipulado pela auto escola; disponibilidade de horários; ...

Quando é possível a transferência do processo de habilitação? Pelo artigo 28 é possível fazer a transferência do processo de obtenção da CNH quando da mudança de Unidade de Federação, ou seja, o aluno, por quaisquer motivos, pode escolher outra autoescola que queira ingressar.

De acordo com o Código, o contratante pode desistir a qualquer momento do serviço, neste caso, da matrícula, desde que faça a comunicação, preferencialmente por escrito, para o estabelecimento de ensino.

A resposta é sim, é seu direito mudar para outra auto escola quando quiser, sendo necessário que você solicite ao seu novo CFC a emissão de uma nova Licença de Aprendizagem. E ainda, não é preciso pedir nenhuma autorização, e nem mesmo a auto escola anterior deve ser comunicada para a mudança.

O cancelamento deste processo é realizado através do atendimento presencial, o agendamento prévio é obrigatório. Acesse o Portal do Poupatempo em Serviços, opção Demais Serviços de CNH, depois clique em Outros Serviços de CNH.

Realize o agendamento presencial pelo do Portal (http://www.poupatempo.sp.gov.br/). Acesse Serviços, na opção Demais Serviços de CNH, depois clique em Outros Serviços de CNH.

Ligue para 0800-643-7373 e informe o número do protocolo que você recebeu ao solicitar a emissão, renovação ou alteração em sua carteira. Informe o CPF e siga o passo a passo. ATENÇÃO! O cancelamento deve ser feito até 48 horas antes do horário agendado.

12 meses

Quantas vezes pode reprovar na prova prática do Detran
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não existe um limite de retestes para os candidatos à CNH. A única norma estabelecida é que o aluno deve respeitar o prazo de 12 meses do CFC para realizar todas as etapas do processo de habilitação.

Vamos responder essa pergunta de forma simples e direta: não é conseguir finalizar o processo de primeira habilitação em 1 mês, pois ele é complexo e passa por diversas etapas. São elas: Matrícula e exames.

A reprova na prova prática é um problema comum no mercado das autoescolas. Uma porcentagem dos alunos acaba demorando um tempo maior para conquistar a aprovação no exame. Mas para que esses alunos consigam fazer uma nova prova, é necessário que eles paguem uma taxa.