Pode descontar o aluguel do caução?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

Pode descontar o aluguel da caução? Sim, mas só se já estiver no fim do contrato ou se o locatário estiver devendo por muitos meses. Geralmente há uma cláusula no contrato que determina o período de inadimplência que permite o uso da caução.

Quando posso usar a caução do aluguel? A caução do aluguel poderá ser utilizada ao fim da locação, descontando as últimas despesas relacionadas ao aluguel ou caso seja necessária alguma manutenção na devolução do imóvel.

Caução aluguel: como funciona a devolução? A devolução da caução de aluguel funciona assim: se a pessoa locatária pagou tudo em dia e manteve o imóvel no mesmo estado que recebeu, o valor da caução deverá ser devolvido por inteiro para o locatário ao final do contrato.

A caução é uma forma de garantia que permite ao locador mais segurança na hora de alugar o imóvel. Essa garantia é paga pelo locatário durante o período de contratação do aluguel, ou seja, logo após assinar o contrato e antes de entrar no imóvel.

O caução aluguel ou depósito caução é uma segurança locatícia, onde o inquilino deve fornecer garantias para o locador ao alugar um imóvel, caso ocorra algum imprevisto com os pagamentos. Nesse caso, o dono do imóvel pode exigir até três aluguéis depositados de forma antecipada como garantia.

Caução em dinheiro: de acordo com a Lei do Inquilinato, o valor máximo que pode ser solicitado como garantia é o equivalente a 3 meses de aluguel. O valor deve ser depositado em conta poupança, de preferência conjunta entre locador e locatário.

O que acontece quando o locatário desocupa o imóvel durante a vigência do contrato? Se o inquilino sair do imóvel durante a vigência do contrato, ele deve pagar uma multa, cujo valor pode variar entre um a três aluguéis.

Quanto tempo um inquilino pode atrasar o aluguel? Conforme a lei do inquilinato, o locatário que não realizar o pagamento em até 15 dias pode ser convocado a sair do local.

De acordo com a legislação, o valor do depósito caução não pode ultrapassar 3 vezes o aluguel. Sendo assim, em um contrato de locação no valor de R$1.000,00 mensais, o inquilino deverá pagar R$3.000,00 assim que assinar o contrato.

Não há prazo fixado em lei, em geral após a vistoria de saída do imóvel.

Só poderá cobrar o aluguel antecipado nos casos das locações por temporada (limite de 90 dias – Art. 48 da lei 8.245) ou nos casos de locações que não tenham nenhuma modalidade de garantia no contrato de locação (Art.

A devolução da caução não tem prazo determinado por lei. Entretanto, o valor deve ser restituído logo após a checagem do imóvel e a certificação de débitos.

Após verificar se não há dívidas de aluguel, multas ou danos no imóvel, o proprietário precisa devolver a caução ao inquilino.

A não devolução do caução se caracteriza crime de apropriação indébita, pelo fato do proprietário se apropriar desse dinheiro indevidamente. A primeira medida a ser tomada é notificar o proprietário para que faça a devolução.