Pode descongelar o frango e congelar de novo?

Perguntado por: ipinheiro . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Comida descongelada pode voltar ao freezer? Congelar alimentos aumenta a vida útil deles e desacelera a proliferação de micro-organismos, mas, ao contrário do que muitos acreditam, a baixa temperatura não esteriliza os produtos - e, por isso, retornar ao congelador o que já foi descongelado oferece riscos à saúde.

Com a carne não é diferente. O chef do Metrópoles, André Rochadel, explica se é indicado congelar a proteína depois de já ter descongelado uma vez.

Depois de descongelado, lembre de consumir o alimento em até quatro dias.

Durante o congelamento, a flora de microrganismos presente diminui consideravelmente, podendo aumentar se a operação de descongelamento não for realizada corretamente.

Um dos primeiros sinais que o frango não está apto para consumo é o cheiro de amônia e aspecto azedo. Geralmente, a cor também muda e tende a ficar mais acinzentada ou esverdeada. Além disso, o cheiro fica mais forte e a consistência fica mais pegajosa.

Carne vermelha, frango, peixe e porco precisam ser retirados de suas embalagens, colocados em um recipiente e guardados no congelador. Para não perder suas características de sabor e textura, as carnes nunca devem ser recongeladas.

nove meses

Frango pode ficar guardado no freezer por nove meses; o peru, por oito meses; codorna, seis meses; pato, quatro meses; e os miúdos devem ficar até apenas três meses. Anote sempre e cole com uma etiqueta a data de quando o alimento foi guardado para não esquecer.

Aves inteira – Pode permanecer em congelamento por 6 a 8 meses. Codornas – Pode ficar armazenado por até 6 meses. Frango em pedaços – Mantenha congelado de 9 a 12 meses. Frango inteiro – Armazene por até 12 meses.

dois dias

O frango, por exemplo, dura dois dias na geladeira depois de descongelado. Durante este período, desde que não tenha sido retirado do refrigerador, pode ser cozido ou congelado novamente sem nenhum problema.

A maneira correta de descongelar alimentos em segurança é realizar o processo gradualmente. Um dia antes de preparar a comida, tire-a do congelador e coloque-a na geladeira. Assim ela começará a descongelar aos poucos enquanto ainda está em uma temperatura segura.

24 horas

Recomenda-se não descongelar e congelar novamente, embora seja possível com as peças descongeladas lentamente na geladeira. Inclusive, quando completamente descongeladas, as carnes podem ficar sob refrigeração por até 24 horas.

As baixas temperaturas inibem o crescimento de agentes de doenças infecciosas, incluindo E. coli, enquanto quando a carne é descongelada repentinamente em um ambiente quente, seu número quase duplica, o que pode levar a vários distúrbios digestivos.

Basta colocar a porção de carne desejada em um recipiente que possa ser utilizado em microondas e selecionar a opção de descongelamento. - Nunca descongele carnes em temperatura ambiente ou no sol! Pode comprometer muito a segurança do alimento e aumentar a proliferação de bactérias.

O excesso de água na marmita pode ser decorrente de muitas coisas, mas a principal é o descongelamento inadequado. Quando a marmita é congelada e descongelada de forma errada, os cristais de gelo soltam rapidamente dos alimentos, não dando tempo das moléculas de água serem absorvidas.

De acordo com a gastrônoma e nutricionista Laura Franco, o tradicional descongelamento fora da geladeira não é nada recomendado, por ser um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

Alguns micro-ondas possuem em sua configuração a ferramenta para descongelar frango de forma específica, e você pode colocar o peso do frango que você vai descongelar. No entanto, se o seu micro-ondas não possui essa função você pode colocá-lo em potência média e descongelar por cerca de 15 minutos.

§ 1º O descongelamento deve ser efetuado em condições de refrigeração à temperatura inferior a 5ºC (cinco graus Celsius) ou em forno de micro-ondas, quando o alimento for submetido imediatamente à cocção, ou ainda segundo orientações do fabricante.