Pode descongelar e voltar a congelar?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Qualquer alimento cozido ou cru pode ser recongelado, desde que tenha sido descongelado da forma correta – na geladeira, não na pia da cozinha – e que não esteja estragado. A regra vale para carnes cruas, aves, peixes e frutos do mar, afirmou Tina.

quatro dias

Depois de descongelado, lembre de consumir o alimento em até quatro dias. Na hora de reaquecer, tente esquentar a comida até ela atingir, no mínimo, 80°C — temperatura que elimina micro-organismos — seja no micro-ondas, no forno ou na panela.

“Se estiver fora da geladeira durante o processo de descongelamento, partes do alimento poderão alcançar uma temperatura que incentiva o crescimento de micro-organismos. Dentro do refrigerador, o alimento vai descongelar e ficar na temperatura da geladeira, que é, no máximo, 4°C ou 5° C.

Mas, existe outro problema ainda mais sério que é você acabar tendo um alimento contaminado, afinal a parte externa do alimento que foi resfriada irá estar na temperatura ideal para a proliferação de micro-organismos e ao congelar novamente você acaba tendo um alimento contaminado.

Uma das questões que mais gera incerteza no armazenamento das carnes é a prática de congelar novamente a peça, uma vez já descongelada. E já começamos esclarecendo que a prática é contraindicada.

Se você deseja ter feijão com facilidade sempre a mão, o ideal é que você congele as porções antes de temperá-las, e tempere apenas depois que descongelar. Dessa forma, o tempero fica mais fresco e o sabor não é modificado ao ser congelado.

O descongelamento correto deve ser feito sob refrigeração a temperatura entre 3 a 4ºC. Lavar bem os equipamentos, utensílios e pias utilizados antes e após o descongelamento, ele pode ser o foco de contaminação.

Independentemente do corte, a carne já pronta pode ser armazenada no freezer por no máximo 3 meses. As carnes assadas podem ser congeladas inteiras ou fatiadas, mas devem ser separadas do molho.

É preciso prestar atenção em alguns procedimentos para evitar contaminações por bactérias. Procure não recongelar nenhum tipo de alimento, para não perder o sabor e as qualidades nutricionais. O produto só poderá ser recongelado se mudar de estado, ou seja, deixar de ser cru e for cozido.

Use o seguinte critério para saber se os alimentos não se estragaram e se podem ser recongelados: Se o alimento ainda tiver cristais de gelo, no centro, ou estiver frio ao ser tocado, pode ser recongelado. Caso contrário, nem tente reaproveitá-lo: já estará deteriorado.

Isso mesmo, existem recomendações em que o indicado é esperar a comida esfriar para só depois colocar no freezer, já que a diminuição de temperatura do alimento faz com que ele solte água e prejudique a consistência da marmita.

Na etapa denominada recongelamento, podemos dizer que é quando ocorre de fato a incorporação do novo comportamento. É o momento em que as novas práticas se tornam a nova norma, o novo paradigma.

Pode ser que seu congelador não esteja conseguindo manter a temperatura interna por estar constantemente aberto e isso não esteja sendo notado. A borracha do congelador pode ser a grande causadora do problema. Geladeiras que possuem um grande tempo de uso tendem a apresentar desgastes nas borrachas.

Verifique o termostato:
Um termostato em temperatura muito baixa quando há pouca coisa armazenada no refrigerador pode congelar o que está dentro dela, principalmente nas prateleiras superiores. Pode ser também que o termostato esteja com defeito, já que ele controla quando o motor da geladeira para de gelar.

Recongelamento
Quando a carne é descongelada dentro da geladeira, não há problema em realizar novamente seu congelamento. Porém, caso a opção tenha sido por descongelar em temperatura ambiente, o recomendado é congelar a carne depois de cozida, pois, ela poderá perder características importantes como o sabor.

A carne descongelada também pode ser conservada por até três dias se for lavada em água fria, enxugada e depois aspirada, podendo ser guardada na geladeira por alguns dias.

Cheiro – Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

Confira os prazos aproximados de descongelamento no refrigerador: Carnes em porções menores ou em bife levam em torno de 1 dia para descongelar. Carnes em peça podem demorar até 2 dias para descongelar, dependendo do seu peso. Uma peça de carne leva cerca de 12 horas por quilo para descongelar totalmente.

Basicamente, carnes e outros produtos que precisam de refrigeração não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas. Caso a temperatura ambiente seja superior a 30 °C. Assim, não deve permanecer fora da geladeira por mais de 1 hora.

Qualquer alimento cozido ou cru pode ser recongelado, desde que tenha sido descongelado da forma correta – na geladeira, não na pia da cozinha – e que não esteja estragado. A regra vale para carnes cruas, aves, peixes e frutos do mar, afirmou Tina.