Pode descolorir o cabelo já pintado?

Perguntado por: eximenes7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Afinal, descolorir o cabelo depois de pintar é seguro? Quem quer clarear os fios tingidos deve recorrer à uma técnica específica que retira os pigmentos. Entenda tudo a seguir! Descolorir o cabelo depois de pintar não é a melhor forma de clareá-lo — como os fios já estão coloridos, o ideal é optar pela decapagem.

Quando os fios continuam saudáveis, esse intervalo pode variar entre uma semana e quinze dias. Mas se os cabelos estiverem danificados, o ideal é esperar mais.

Se você tem o cabelo preto, seja natural ou tingido, é provável que já tenha pensado como ficaria com os fios claros, não é mesmo? A boa notícia é que possível sim descolorir o cabelo preto e ainda ficar com um visual bem natural.

Se o fio voltar à forma original, ele resiste a descoloração; Se o fio esticar um pouco e não voltar ao estado normal, ele pode não aguentar o procedimento; Caso o fio quebre ao ser puxado, isso mostra que ele não tem força e nem elasticidade, então não é recomendado realizar o procedimento.

Já quem tingiu os cabelos de preto precisará retirar a tintura antes de poder investir em outra cor, pois, como é sabido, coloração não clareia coloração. Isto acontece porque o fio já está saturado de pigmentos artificiais escuros, e as substâncias da nova tintura não conseguem penetrar na fibra capilar.

Outra dica é apostar nas luzes ou mechas inversas, que vão ajudar a escurecer o cabelo aos poucos. Outra técnica que pode ser feita para escurecer o cabelo é a pré-pigmentação, que significa repor alguns pigmentos do cabelo - que foram retirados com a tinta mais clara - antes de partir direto para a cor nova.

Não é muito recomendado clarear o castanho escuro para o loiro sem a descoloração, já que isso pode causar manchas alaranjadas nos fios. Não se esqueça de fazer um teste de mecha para garantir que você tenha o resultado desejado.

O suco de limão também pode ser o seu melhor amigo na hora de clarear cabelo castanho naturalmente. Você vai precisar misturar duas partes de limão para uma de água, colocar num borrifador e aplicar nas partes do cabelo que precisam clarear.

Caso você tenha decidido usar o pó descolorante em casa e não está com vontade de ficar loiríssima ou não gostou do resultado, pode ficar tranquila porque está liberado usar coloração ou tonalizante no mesmo dia.

POROSIDADE DOS FIOS
Isso significa que o fio, ao mesmo tempo que suga a tinta, também tem dificuldade de absorver e segurar a pigmentação. Um cabelo com problema de porosidade não está totalmente pronto para receber uma coloração e isso pode interferir no resultado da sua transformação.

Para as loiras, é possível alcançar os tons quase brancos em uma única sessão. Já para as donas de cabelos mais escuros, pode ser necessário descolorir as madeixas duas vezes. Isso porque não é recomendado descolorir mais de 4 tons de uma só vez - já que isso pode danificar muito os fios.

Como tirar tinta do cabelo: descubra 5 maneiras de remoção

  1. Shampoo antirresíduo. O shampoo antirresíduo conta com uma formulação direcionada para a abertura da cutícula dos seus fios, por ser um cosmético de limpeza intensa. ...
  2. Decapagem. ...
  3. Shampoo transparente + bicarbonato. ...
  4. Vinagre. ...
  5. Shampoozada (Soap Cap)

Uma alternativa para utilizar em conjunto com o shampoo antirresíduo é o removedor de tinta. Além de ser um produto que é facilmente encontrado, ele é menos agressivo, pois contém em sua fórmula substâncias que ajudam na remoção do pigmento dos fios, sem o risco de danificá-los.

Em média, o pó descolorante deve ficar 30 minutos no cabelo, mas isso pode variar de acordo com cada cabelo, já que a cor natural, a grossura do fio e procedimentos químicos podem interferir no clareamento.

Esteja com o cabelo “sujo” na hora da aplicação
Se você pretende clarear o cabelo em casa, saiba que o procedimento de descoloração deve ser feito apenas no cabelo “sujo”. Isso porque, caso o cabelo esteja molhado ou muito limpo, manchas podem acabar surgindo por todo o comprimento após o tempo de ação do descolorante.

Realmente, os cabelos normalmente não precisam ser lavados antes de colorir/descolorir, justamente por causa dessa gordura natural, que tem como função nesse momento de proteger a fibra, e claro, se não tiver nada de óleo nesse cabelo, o ressecamento será maior.