Pode descer ladeira de primeira?

Perguntado por: ddrumond . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Durante as aulas práticas, muitos instrutores recomendam descer de 1ª marcha, bem devagarinho.

Descer em ladeiras com o câmbio no Neutro
Deixar o carro no “Neutro” do câmbio para descer em ladeiras não é recomendado. A ação em carros automáticos fará o carro consumir mais combustível, bem como danificar os componentes do freio.

Se estiver em uma subida e o carro começar a se movimentar para frente, significa que você passou da meia embreagem e precisará pisar um pouco mais para o veículo ficar parado. Se estiver descendo, é porque pisou mais que o necessário e precisa aliviar um pouco mais o pé do pedal.

Dando sequência ao festival de besteiras que assolam nossas leis de trânsito, temos hoje uma oriunda do Artigo 231 do Código de Trânsito, que proíbe descer uma ladeira sem ter uma marcha engatada, ou seja, de ponto morto – a famosa banguela.

marcha

  • É a marcha mais forte e a que dá menos velocidade.
  • É usada para subir ladeiras íngremes ou para sair com o carro.

Desça com o carro engrenado
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Desça com o carro engrenado
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.

Sim, ele pode e até deve pisar no pedal da embreagem, pois vai aliviar tanto o motor de arranque como a bateria. E também por uma questão de segurança: para evitar que o carro dê um 'pulo' se ele estiver engrenado.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

A pressa ao tirar o pé da embreagem e já pisar fundo no acelerador também pode prejudicar esse componente do carro. A situação faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados com o tempo. As engrenagens da caixa de câmbio também podem ser prejudicadas, além do disco da própria embreagem. Preste atenção!

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

Andar em ponto morto pode causar até acidentes
Sem uma marcha engatada, o freio-motor não ajuda a reduzir a velocidade do veículo. Com isso, o motorista vai exigir mais esforço por parte dos freios, que podem não funcionar corretamente em uma situação crítica.

Ao descer engrenado, o módulo de injeção entende que o carro está em desaceleração e aciona um sistema que fecha a abertura dos bicos injetores de combustível para o motor. Em ponto morto, o módulo de injeção utiliza uma mistura com mais adição de combustível.

2ª marcha. A segunda marcha também é de força, mas sua resistência à velocidade é maior, chegando até 40km/h.

20 km/h

1ª marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h.