Pode descartar coringa na canastra?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

O curinga ou curingão jogado na mesa (lixo) tranca o jogo. Cada jogo baixado na mesa aceita apenas um curinga, mas, poderá ser colocado no mesmo jogo um curinga do mesmo naipe, valendo como a posição 2 (dois) e, somente neste caso, aceita colocar mais um curinga ou curingão neste jogo.

3.6 Canastra: jogo baixado na mesa, formado por 7 (sete) cartas (no mínimo). Só podem ser feitas sequências com mínimo de três cartas da carta numero quatro (4) para cima, e o Ás só vale após o Rei ou com outros ases. Cada carta a mais na canastra não altera o valor da mesma.

*uma canastra suja pode se transformar em limpa quando o 2 utilizado como curinga consiga se mover para a posição de 2, sendo o 2 do mesmo naipe que o restante das cartas da canastra.

E outra regra: o curinga é exclusivo da Cacheta. No Pife, essa carta deve ser retirada do baralho.

Morto – São as 11 cartas que um jogador recebe quando acabam todas as cartas da sua mão. Cada morto corresponde a uma dupla ou jogador. Por isso, a mesma dupla, ou o mesmo jogador, não pode pegar os dois mortos.

Art. 8 Não serão aceitas as trincas, também chamadas de tripas ou lavadeiras (grupos de três cartas de um mesmo valor ou desenho), como jogos a serem baixados à mesa.

Somente poderá ser pego o morto caso a dupla já tenha uma(ao menos) canastra, mesmo que suja. Morto - são dois Mortos (duas pilhas de 11 cartas), cada dupla tem direito a apenas um e é concedido ao jogador que acabar com as cartas da sua mão.

Já a canastra suja é um jogo de 7 cartas ou mais utilizando curinga.

Curinga - É a carta número 2. O curinga substitui qualquer outra carta de qualquer naipe. O curinga jogado na mesa tranca o jogo para o próximo jogador, exceto se o mesmo for utilizado em um jogo como a carta de nº2 do próprio naipe.

Cada três vermelho alcançado pela dupla valerá 100 (cem) pontos. Se a dupla alcançar os quatro três vermelhos 500 (quinhentos) pontos.

Pode ser utilizado mais de um curinga em um mesmo jogo. Caso um jogador largue um jogo contendo o curinga, este pode ser “roubado” por outro jogador SOMENTE PARA BATER, IMEDIATAMENTE. O jogador que teve o curinga roubado terá acrescido a sua contagem 30 pontos(multa), POR CURINGA ROUBADO.

Evite ao máximo descartar cartas de meio, principalmente no inicio do jogo, mesmo que tenha repetida. Quanto mais de meio (6,7,8,9), mais vale a dica. Isso é porque essas cartas SEMPRE servem, pois tem mais possibilidade de formar jogo e canastra.

A região é livre de pragas e a vacinação e o cuidado com o gado leiteiro segue rigorosos padrões sanitários de higiene e é sempre muito bem fiscalizado. Portanto, eis mais um segredo do queijo de qualidade: o leite de qualidade.

O curinga poderá ser usado como qualquer carta do jogo. Se o curinga for descartado na mesa só poderá ser usado como carta comum, nunca como curinga. Quando um jogador estiver por uma carta para bater ele pode furar a fila, ou seja, pode comprar uma carta do "lixo" para bater fora de sua vez.

Saiba como jogar Cacheta
A Cacheta é um jogo de baralho que tem origem da família Pif Paf ou Pife. O game é jogado com dois baralhos franceses tradicionais (104 cartas), podendo ser ou não usado o curinga.

Este jogo pode ser jogado com ou sem este curinga, apenas sendo necessário se combinar antes de iniciar o jogo. Depois que cada jogador recebe suas 9 cartas, o jogador à direita de quem distribuiu as cartas começa. As cartas restantes, viradas para baixo, formam o monte de compra.

Canastra de Mil - É a canastra limpa de Ás a Ás.

Combinar em canastra significa basicamente juntar cartas do mesmo naipe, possivelmente com algum trunfo. A combinação inicial na sua mão deve ter ao menos 50 pontos antes de você baixá-la. Após essa primeira jogada, você pode jogar qualquer combinação que quiser durante a rodada.

Como mostrado na tabela com o ranking das mãos de poker, a ordem das mãos de poker (da mais forte à mais fraca) é: Royal Flush, straight flush, quadra, full house, flush, sequência, trinca, dois pares, um par, carta alta.

A canastra de coringa vale 500 (Quinhentos) pontos. Todo jogo com coringa, não será canastra real, e só pode ser colocado um coringa em cada jogo. Não vale um az e dois coringas. Por exemplo: az de ouro + coringa de ouro e outro coringa.