Pode Derreter o chocolate duas vezes?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Você pode derretê-lo e temperá-lo novamente ou usá-lo para fazer ganaches e recheios.

Se na hora de desmoldar seu chocolate você se deparou com esse problema é um indicativo que o processo de temperagem não foi feito corretamente, mas para corrigir esse efeito você pode derreter novamente e refazer a temperagem. Infelizmente caso tenha feito o chocolates recheados recheado, isso não será possível.

Junta 2 a 3 colheres de sopa de água bem quente, coloca novamente em banho maria e mexe até obteres de novo uma consistência cremosa.

O chocolate fica pastoso e espesso sempre por 2 motivos, ou ele ficou exposto a Calor excessivo ou entrou em contato com água ou umidade.

Mesmo se o chocolate amoleceu ou derreteu, é melhor deixá-lo em um ambiente arejado e bastante fresco. Assim, ele vai recuperar sua consistência.

O chocolate não desenforma e/ou derrete nas mãos
Você pode derretê-lo e temperá-lo novamente ou usá-lo para fazer ganaches e recheios.

Se o clima estiver muito quente mesmo e o chocolate estiver derretendo, aí não tem jeito, coloque-o na geladeira (nunca no freezer!), de preferência na gaveta, mas antes o proteja bem.

Agora, não exagere com a geladeira: o processo de cristalização leva em média 20-40 minutos numa temperatura entre 8°C e 10°C. Deixar tempo demais na geladeira pode causar problemas!

Se mantido na geladeira, o chocolate absorve muita umidade, pode absorver aromas e sabores de outros alimentos guardados ali dentro também e tudo isso vai vir à tona quando você for fazer as suas casquinhas: Já na hora de derreter você vai perceber que ele está bem grosso, parece que não derrete direito.

Quando isso acontece, o chocolate não endurece e fica colado na forma. Além de derreter facilmente, sem a temperagem o chocolate fica sem brilho e com aspecto emborrachado. Por isso é tão importante dominar essa técnica e garantir um acabamento perfeito aos seus doces.

Temperagem do chocolate: 3 erros que você pode estar cometendo

  1. 1 – Você está trabalhando em ambiente muito quente. Muita gente ignora a importância do ambiente de trabalho quando manuseia chocolate. ...
  2. 2 – Você não usa termômetro para chocolate. ...
  3. 3 – Você não está seguindo as instruções da embalagem.

Se você está tentando mergulhar algo no chocolate, mas ele está muito espesso, adicione um pouco de óleo vegetal. Isso não só ajudará a dilui-lo, mas também dará um belo acabamento brilhante.

ao aquecê-lo ele não derrete e pode mesmo queimar-se. Não sei se reparou, mas eu disse “tarefa quase impossível”, porque de facto há solução. O segredo é juntar mais água. Se a quantidade de água for pelo menos uma colher de sopa por cada 50 g de chocolate, vai ver que ele derrete bem.

"Se o produto não for corretamente derretido e resfriado, não terá mais a capacidade de estabilizar os cristais e, com isso, não se contrai para descolar da forma, ou ser moldado”, explica. Além disso, o chocolate pode perder o brilho e sabor, sem falar que pode apresentar manchas.

Se a sua casquinha de chocolate desenformou fácil, não precisou ficar 1 ou 2 horas na geladeira, não tem manchas, isso já significa que a temperagem tá no rumo certo. Se além disso tudo a casquinha tem brilho e faz snap quando você parte, então a temperagem foi perfeita.

- depois de 40 a 60 minutos em banho-maria, o chocolate já estará completamente derretido, com uma temperatura entre 40º e 45ºC. Você identifica essa temperatura, passando um pouco de chocolate embaixo dos lábios ou no pulso. A principal vantagem do banho-maria é o acompanhamento de perto do derretimento do chocolate.

Como solucionar a cristalização insuficiente de chocolate
É bastante fácil fazer o chocolate que não cristalizou bastante ser trabalhável. Você só precisa acrescentar mais cristais de manteiga de cacau nele.

Benefícios do chocolate para a saúde
Quando ele for para geladeira, a dica é que, antes de comer, você mantenha o chocolate dentro da embalagem na temperatura ambiente por cerca de meia hora ou até o produto voltar à temperatura ambiente.

Quando tempo de resfriamento é curto, o chocolate não endurece o suficiente e o processo de desenformar fica muito mais difícil. O correto é deixar o chocolate em uma geladeira com boa ventilação de ar, em uma temperatura de 14°C a 16°C, durante 30 minutos.

Para um resultado ainda melhor, você pode reaquecer levemente o chocolate depois de atingir a temperatura final da têmpera. Leve-o de volta ao banho-maria ou ao micro-ondas em potência média (50%) por cerca de 5 segundos, até atingir 31 °C.