Pode Derreter chocolate no microondas na vasilha de plástico?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Se for usar plástico, escolha um que seja apropriado para microondas e BPA free. Quebre o chocolate em pedaços (não precisa ser pedaços pequenos, só o suficiente para caber na vasilha). Coloque o chocolate na vasilha e leve ao microondas, acionando de 30 em 30 segundos.

Para derreter o chocolate em banho-maria, pique o chocolate em pedaços médios e uniformes. Coloque-os em um recipiente de inox ou vidro que deve estar sobre uma panela média com água (não ultrapasse um pouco mais da metade da capacidade total).

Embalagens de comida pronta
Esses materiais são revestidos, internamente, com metal, para ajudar a manter o alimento quente. E, como você viu acima, não se pode colocar no micro-ondas qualquer tipo de metal.

Para a base do ovo de páscoa, corte o chocolate em pedaços bem pequenos e separe em três porções iguais. Coloque 2/3 do chocolate no refratário e leve ao microondas por 30 segundos em potência alta, retire e mexa bem até ficar uniforme.

Junta 2 a 3 colheres de sopa de água bem quente, coloca novamente em banho maria e mexe até obteres de novo uma consistência cremosa.

- Após picar o chocolate, coloque tudo na vasilha e deixe por 30 segundos no micro-ondas. - Importante: dificilmente ele vai derreter tudo de primeira, então mexa o que tiver derretido e coloque por mais 30 segundos no micro. Repita o processo até ver que não há mais pedaços e está tudo derretido.

Para derreter o chocolate em banho-maria, você vai precisar de dois recipientes: uma panela, que irá ao fogo, e um refratário ou tigela de inox. O ideal é que ambos encaixem um no outro e o vapor da água não escape; do contrário, pode afetar o resultado final do chocolate.

Coloque o chocolate nesse recipiente, encha uma panela com água, coloque a vasilha dentro da panela e leve tudo ao fogo baixo. À medida que a água for esquentando, ela vai promover o derretimento do chocolate. Mexa-o constantemente com uma espátula de silicone para que ele derreta por igual.

Coloque em um recipiente de inox ou refratário (jamais use alumínio ou ferro).

O CALOR EXCESSIVO
A potência do micro-ondas já vem de fábrica programada para alta. Então quando você usa o micro-ondas normalmente, sem selecionar a potência ele funciona na maior potência que ele tem e isso é muito pro chocolate, resseca ele demais.

45°C

Não deve ser colocado em contato direto com a fonte de calor. É preferível derreter o chocolate no forno de micro-ondas ou em banho-maria, para atingir uma temperatura uniforme entre 40°C e 45°C, que é a temperatura ideal para o início da temperagem (pré-cristalização).

O chocolate/cobertura ficou pastoso ou não derreteu
Chocolates e coberturas ficam pastosos se entram em contato com água ou vapor. Por isso, o ambiente e todos os utensílios devem estar bem secos. O superaquecimento também pode influenciar na fluidez do produto. Por isso, use um termômetro culinário!

Muitas pessoas levam marmita para o trabalho em recipientes de plástico pela praticidade do material. Mas, um estudo indicou que esquentar a comida no micro-ondas com plástico pode fazer mal à saúde e trazer riscos, inclusive de câncer. O ideal é trocar o plástico por vidro.

plástico polipropileno

O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo. Além do plástico polipropileno, outro tipo de plástico seguro para usar no microondas é o policarbonato.

Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!

O chocolate puro (ou nobre) é o melhor tipo para fazer ovo de Páscoa caseiro. É o de melhor qualidade, mais gostoso e saudável. Além disso, após ser temperado, fica com a aparência linda e mantém seu sabor delicioso.

Em suma, o chocolate fracionado pode ser usado para fazer ovos de Páscoa, mas ainda não é o melhor chocolate em questão de qualidade.

Se você optou pelo chocolate puro, saiba que a temperagem é fundamental para garantir a textura adequada, o brilho e o sabor do chocolate. A quantidade vai depender de quantos ovos serão e do tamanho deles. Com um quilo de chocolate puro, dá para fazer, em média, dois ovos de Páscoa de 240 gramas cada.