Pode depositar dinheiro manchado?

Perguntado por: dramires . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

De acordo com o Banco Central, os bancos são obrigados a receber a cédula manchada. Você pode depositar a nota em conta corrente ou pedir a troca por outra em bom estado. Mas não é tão simples assim. A manicure Suely dos Santos, de Campinas, recebeu uma nota de R$ 50 em um caixa 24 horas.

Isso sem dúvida é um problema, uma vez que o banco se recusará a receber esse tipo de moeda. A mancha rosada nas cédulas sinaliza que o dinheiro é proveniente de roubos. Isso porque a maior parte dos caixas eletrônicos hoje é programada para soltar uma tinta colorida nas cédulas, a fim de utilizá-las em casos de furto.

Investigue o que pode ser usado para remover a mancha. Use vários tipos de solventes que você encontra em casa. Nós usamos água sanitária e acetona. Outro tipo de mancha que fizemos foi com fenolftaleína e base, deixando-a vermelha e usamos um ácido para limpá-la.

O Bacen orienta que devem ser retiradas de circulação as cédulas manchadas, sujas, desfiguradas, gastas ou fragmentadas; com marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a elas estranhos; com cortes ou rasgos em suas bordas ou interior; queimadas ou danificadas por ação de líquidos, agentes químicos ou ...

Sim. Uma cédula que apresente nitidamente mais da metade do tamanho original em um único fragmento pode ser substituída, depositada ou utilizada em pagamentos diretamente em agência de qualquer banco comercial.

Devem ser retiradas de circulação as cédulas manchadas, sujas, desfiguradas, gastas ou fragmentadas; com marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a elas estranhos; com cortes ou rasgos em suas bordas ou interior; queimadas ou danificadas por ação de líquidos, agentes químicos ou explosivos etc.

Assim, se a própria pessoa rasga, suja, destrói, inutiliza, papel-moeda ou metálica, ainda que seja de sua propriedade estará configurado o crime de dano qualificado, previsto no artigo 163, parágrafo... crime de dano qualificado.

Crime. A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

A nota manchada de rosa é encaminhada para análise do Banco Central do Brasil (BACEN), que verificará se a nota em questão não foi fruto de um crime. Atenção: Caso o dinheiro seja fruto de um crime e o cliente esteja mentindo que sacou em um caixa eletrônico, ele poderá responder criminalmente pelo ato.

Notas tintadas são notas roubadas
Violeta, verde, azul, vermelho e preto são as cores mais utilizadas por este sistema de segurança. Se receber notas descoloradas, também deve desconfiar. Essa descoloração pode ser fruto de uma tentativa de retirar as manchas de tinta.

As cédulas danificadas podem ser entregues à rede bancária (qualquer banco), que, mediante recibo, deve aceitá-las e enviá-las ao Banco Central (BC) para análise e verificação de valor. 6 – Onde conseguir informações sobre cédulas danificadas e como proceder?

Vinagre de álcool é o mais recomendado para tirar mofo.

Em um recipiente, misture partes iguais de detergente de cozinha e bicarbonato, misturando-os até formar uma pasta. Depois, esfregue a solução sobre a mancha, abrangendo toda a sua extensão. Para finalizar, deixe agir por 5 minutos, enxágue a peça e deixe secar naturalmente.

O comerciante não é obrigado a aceitar a cédula depredada, eles têm esse direito, muitas vezes aceitam para não perder o cliente, caso o vendedor quando isso acontecer é só ir no banco trocar. O Banco Central advertiu que as cédulas podem ter ou não valor em função do grau de dano exibido.

Ao contrário do que se imagina, fitas adesivas ou grampos não tornam a nota utilizável.

Coloque a nota contra a luz e veja, na área clara, a figura do animal e o número do valor da nota, em tons que variam do claro ao escuro. Um fio escuro fica visível próximo ao meio da nota, quando ela é colocada contra a luz. Nele estão escritos o valor e a palavra “REAIS”.

O dinheiro rasgado ou danificado é inadequado à circulação, mas pode ter valor ou não. Isso vai depender do grau do dano apresentado pela cédula, de acordo com o BC (Banco Central).

A população precisa ficar atenta: nenhuma instituição financeira pode se recusar a trocar cédulas danificadas, segundo o Banco Central. Todas têm a obrigação de substituí-las por uma nova.