Pode depilar para fazer cirurgia?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.

Higiene corporal
Com relação a higiene, o paciente pode tomar banho normalmente e, inclusive, lavar os cabelos. Deve ser evitado apenas o uso de hidratantes corporais e óleos sobre a pele para que a marcação com caneta não seja prejudicada.

É recomendável, e o médico lhe dará todas essas ideias antes de entrar para a sala de cirurgia, que a paciente não faça a operação com absorvente interno, como o OB, lentes de contato, cosméticos ou produtos e beleza, jóias, relógios, pulseiras, brincos, piercing, grampos de cabelo, cílios postiços ou qualquer outro ...

Se suas unhas estiverem esmaltadas, a leitura feita pelo equipamento pode ser comprometida e, consequentemente, os médicos não terão um monitoramento correto do estado de saúde do paciente. Portanto é essencial seguir as recomendações médicas antes da internação.

Não se esqueça de levar:

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, de trabalho, etc.)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão Nacional do SUS (CNS)
  • Risco cirúrgico (e outros exames solicitados pelo médico)
  • Objetos de uso pessoal (escova de dente e de cabelos, roupas íntimas, chinelo)

O cirurgião utiliza bisturi elétrico e o seu contato com cabelo molhado ou artificial pode provocar queimadura.

Higiene: Escove os dentes e passe fio dental 1 hora antes do procedimento.

Evitem utilizar cremes e perfume no dia internação. Desodorantes neutros podem ser utilizados. Mantenha unhas aparadas e limpas.

Depilação. Por questões de higiene e para evitar o risco de infecções, é necessário remover os pelos da parte do corpo que será operada. Mas não tente fazer isso em casa. Você não precisa se antecipar à depilação, ao contrário.

Não passar NENHUMA maquiagem no dia da cirurgia. Retirar esmalte e base, dentaduras, aliança, anéis, brincos, piercing, pulseiras ou outros adornos. Trazer produtos de higiene pessoal para internação: escova de dente, toalha, chinelos, shampoo.

Criou-se o mito que a menstruação favorece o aparecimento de infecções, anemias e outras complicações cirúrgicas. Contudo, desde que o fluxo esteja normal e os exames necessários tenham sido feitos e estejam dentro da normalidade, não há problema algum em ir para o centro cirúrgico menstruada.

Fique tranquila! Não contraindica cirurgias o fato de estar no período menstrual.

Olá! Sim. Durante a cirurgia é utilizado um aparelho chamado oxímetro que monitora a oxigenação da paciente. Unhas de gel ou esmaltes muito escuros atrapalham a passagem da luz do aparelho, impedindo o anestesista de ver como está a real oxigenação da paciente.

A anestesia geral é uma técnica anestésica que visa deixar o paciente totalmente inconsciente, sem sensibilidade e imóvel no decorrer de um procedimento. O efeito da anestesia geral é no cérebro, bloqueando os impulsos nervosos de dor e reduzindo ações motoras e respostas hormonais.

No geral, um resfriado, tosse, dor de garganta, ou qualquer problema respiratório podem sim levar ao atraso ou cancelamento de um procedimento. As cirurgias que necessitam de anestesia geral apresentam maior risco de desencadear dificuldades respiratórias no pós operatório.

O ideal é aguardar no mínimo 15 dias após a retirada da faixa (mínimo de 30 dias após a cirurgia).

A não ser que exista uma orientação específica para permanecer na cama, levante-se, com auxílio, eleve a cabeceira da cama, utilize os braços e levante-se de lado (evite se levantar de frente para não forçar a parede abdominal), sente-se, caminhe tão logo seja capaz.

LEVE – Objetos de uso pessoal como chinelo, pijama, escova de dentes, shampoo e creme dental. Não esqueça, também, da documentação necessária para o internamento: documentos pessoais, carteira do convênio médico, autorização da cirurgia, exames pré-operatórios e termo de consentimento assinado.

– É permitido lavar os cabelos 3 dias após a cirurgia, preferencialmente em salão de beleza. Não lave os cabelos debruçando-se para a frente, pois isto pode propiciar sangramento.