Pode denunciar cachorro latindo?

Perguntado por: doliveira6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Os latidos incessantes de cães acima do nível de ruído permitido em área residencial configuram violação ao direito de vizinhança, por perturbarem o uso tranquilo e sossegado da propriedade residencial, e obrigam o dono do animal a responder por danos morais.

A DEPA permite o registro de Denúncias de crimes contra animais. O registro de um boletim de ocorrência deve ser feito na unidade policial mais próxima.

Geralmente, a maneira mais rápida e eficaz para acabar com o barulho é conversar cara a cara com o vizinho e encontrar uma boa solução. Se isso não fizer efeito, chame a polícia para resolver o problema por você. Enquanto isso, tente utilizar um apito para cachorro ou algum outro método que o auxilie a ficar quieto.

O serviço de Disque Denúncia Animal, 0800-600-6428 funciona nos 39 municípios da Grande São Paulo. São Paulo conta ainda com os trabalhos da Subsecretaria Estadual de Defesa dos Animais para atendimento às denúncias.

Qualquer barulho de sirene - seja de ambulância ou carro de polícia - faz um som que o cachorro não gosta. Por ser bastante estridente e com uma frequência sonora elevada, esse tipo de ruído deixa a audição canina mais irritada - por isso, muitos cães têm medo ou ficam nervosos ao ouvir sirenes.

Como já foi dito, os cachorros vão latir naturalmente, o importante é que não seja excessivo. Para não estressar seu amigo, cada vez que ele fizer barulho, imponha um limite de latidos. Por exemplo, deixe ele latir 5 vezes sem incomodá-lo. Após este número, comece a pedir, de maneira calma e firme, que ele pare.

Perturbar o sossego alheio (mediante gritaria, algazarra, abuso de instrumentos musicais, sinais acústicos, dentre outras situações) é crime, nos moldes do artigo 42 do Decreto-Lei Nº 3.688/41, passível de prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.

A lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo Portal SP156 ou nas Praças de Atendimento das Subprefeituras.

Porém, quando um morador tem problemas com o bichinho do vizinho que não para de latir ou que suja seu quintal, o que fazer? Segundo a especialista, a pessoa que se sentir lesada e que não conseguir resolver a situação de forma amigável pode até recorrer à Justiça. “O dono do animal é o responsável.

Seu cachorro late muito? Esse pode ser um sinal de que ele precisa de mais estímulos físicos ou mentais. Além disso, esse comportamento pode ser uma forma do seu pet chamar a sua atenção ou de comunicar que algo não está bem.

O apito de cachorro é muito utilizado por tutores durante o adestramento. A peça traz um cilindro bem pequeno de metal com pequenas aberturas para a emissão do som, cuja frequência não causa danos aos ouvidos dos cães, por isso pode ser usado tranquilamente!

Denúncia sobre a autoria de violência praticada contra pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtorno mental ou psicossocial ou com deficiências múltiplas (Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei n° 13.146/15). Denúncia sobre a autoria de eventuais atentados em ambientes escolares.

As denúncias também podem ser feitas de forma anônima ao Programa Linha Verde, do Disque Denúncia, por meio dos telefones 2253-1177 e 0300-253-1177 (interior, ao custo de uma ligação local) ou pelo aplicativo Disque Denúncia. DPMA – Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Música clássica, com instrumentais de piano, flauta e outras composições são perfeitas para acalmar cães que latem demais. Também é uma boa ideia criar uma playlist nesse estilo para os que passam um bom tempo sozinhos em casa. Canções no estilo pop e reggae também são indicadas, desde que não sejam muito agitadas.

Deixe-o ouvir em volume baixo, várias vezes ao dia. Se ele não demonstrar nenhum desconforto, associe o som com alguma coisa que ele goste, por exemplo, carinho, petiscos ou brincadeiras. Ao longo dos dias, aumente o volume do som, deixe-o associar barulho de fogos.

Em vez de gritar com o cachorro, ignore o latido dele. Se ele nunca começar a associar o barulho com atenção e com reações suas, provavelmente não vai adquirir o hábito. Distraia o cachorro. Se o cachorro continuar latindo, mesmo depois de ignorado por um tempo, tente distrai-lo desse comportamento.

A música e os brinquedos
Tal como muitas pessoas ligam estes aparelhos para terem um barulho de fundo e "ter companhia", isso também ajuda os cachorros. Ouvir algo que não seja o silêncio pode ajudar a evitar a ansiedade por separação do cachorro porque serve de companhia e não se sentem tão sozinhos.

Reforce o comportamento positivo: pratique sempre o reforço positivo, que nada mais é do que recompensar o seu dog pelo bom comportamento. Ofereça petiscos quando ele parar de latir ou quando ele ficar quietinho durante situações propícias, como em picos de latidos de outros cachorros.

até 30 metros

O Apito ultrassônico pode ser utilizado para chamar o cão ou para adestrá-lo, tendo um alcance de até 30 metros.

Golden Retriever

Porém, o volume do latido do Golden Retriever é tão grande que já até quebrou recordes! De acordo com o Guinness Book (o Livro dos Recordes), um cachorro australiano da raça Golden Retriever chamado Charlie é dono do latido de cachorro mais alto do mundo. Seu latido chegou a 113,1 decibéis, um número extremamente alto!