Pode deixar um bebê de 2 meses só de fralda?

Perguntado por: imedeiros7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Pode deixar bebê de 2 meses só de fralda? É melhor evitar deixar o recém-nascido apenas de fraldas porque eles perdem calor corporal com facilidade, consequentemente, passam frio e hipotermia, em casos graves. Por isso, coloque pelo menos um body de manga e perna curta.

De dois a quatro meses
Seu peso médio deve ser de 5 kg a 7,5 kg. Já o número de quantas fraldas o bebê usa por dia será seis, totalizando cerca de 180 fraldas ao mês.

Segundo especialistas, não é muito indicado deixar o bebê só de fralda quando ele for recém nascido, o recomendado é por pelo menos uma regatinha leve. Pois, qualquer ventinho pode deixá-lo doente com mais facilidade.

De 0 a 3 meses o bebê passa a maior parte do tempo deitado dormindo, por isso, suas roupas não devem ter botões ou zíperes nas costas para não machucá-lo. Também devem ser fáceis de colocar e tirar para que não seja preciso movimentá-lo demais na hora de vestir e a cada troca de fraldas.

O mais indicado é não fazer isso, pois pode atrapalhar o sono da criança, deixá-la agitada e comprometer o descanso dela e dos pais. Para evitar a necessidade de trocar fralda no meio da noite, antes de dormir, os pais devem providenciar a troca.

28 dias

Até quando o bebê é considerado recém-nascido? Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

Os pés dos bebês são sensíveis e quando em contato com o sapato durante longo tempo pode machucar e apagar a impressão digital. Já os bebês podem ficar sem meia quando tiverem entre 10 a 18 meses, no período em que começam a andar, como eu disse acima, há muitos benefícios para o bebê ficar sem meia no dia a dia.

O calor excessivo não causa só o incômodo da temperatura nos bebês.
...
Por isso, fique atenta aos seguintes sinais:

  • Bochechas avermelhadas e quentes;
  • Transpiração no pescoço, cabeça e corpinho;
  • Agitação;
  • Irritabilidade;
  • Sudorese;
  • Despertar a noite.

Nos dias frios, o ideal é passear com os pequenos entre 10h e 17h. Antes ou depois disso o indicado é ficar em casa, já que as temperaturas costumam ser mais baixas e o vento, mais forte. Aquele conhecido “cuidado da vovó” também é mais do que recomendado: evite sair com a criança após o banho.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

M. As fraldas de tamanho M costumam ser recomendadas para bebês a partir dos dois meses de vida e com peso entre 4 e 9 kg.

P – Tamanho ideal para um bebê entre 1 á 3 meses, com peso de 4 á 4 kg e com altura de 50 á 60 cm.

1° - Pampers Premium Care
A Pampers Premium Care possui um material super confortável, se adapta ao corpo do bebê e é a mais suave da marca. Seus canais de ar distribuem o xixi de maneira uniforme, diminuindo o inchaço e peso da fralda em uma única região.

Para evitar que o bebê fique com assaduras ou até mesmo o risco de infecção urinária, o bebê pode ficar com a mesma fralda por até três horas, desde que não esteja suja de cocô.

O recém-nascido geralmente precisa de 7 fraldas descartáveis por dia ou seja, cerca de 200 fraldas por mês, que devem ser mudadas sempre que encontram-se sujas com xixi ou cocô.

Nos primeiros dois meses de vida do bebê, as trocas de fralda são mais frequentes. Normalmente são necessárias, em média, 8 fraldas por dia. A troca precisa ser frequente para deixar a pele do bebê sempre limpa e sequinha.

Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca. Somente a partir do terceiro mês é que os vultos começam a ganhar traços um pouco mais definidos.

Aos 2 meses, o bebê melhora a sustentação da cabeça, levantando a cabeça quando é colocado de bruços. Além disso, o bebê consegue perceber alguns sons e acompanha com o olhar o movimento das pessoas, explorando mais o que está à sua volta.

Ler, ouvir e cantar músicas também é brincar
Por isso, seja durante a hora de brincar, antes de dormir, ou até mesmo na hora do banho, cante com ele ou coloque músicas infantis para tocar. De quebra, você ainda cria no seu filho o gosto pelas artes.

Assim como o desfralde diurno, o noturno também é individual e esse processo deve ser respeitado, sem pressão, para que ele não ocorra antes do tempo. Acordar vários dias com a fralda seca pode ser um sinal para que a família inicie a retirada das fraldas da noite.

Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália.