Pode deixar o RN dormir à vontade?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O ideal é não agasalhar muito o bebê para dormir em dias de temperatura mais elevadas e nem deixar à vontade confiando apenas no cobertor em dias frios demais.

Antes de tudo, pode ficar tranquilo: é normal os bebês dormirem bastante nos primeiros dias e meses de vida. Sem dúvida, pode parecer preocupante pensar que o seu pequeno está dormindo praticamente o dia todo e interagindo muito pouco com o ambiente.

O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.

Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

  1. Oferecer de mamar antes de dormir. ...
  2. Massageie o bebê ...
  3. Presar por conforto no quarto do bebê ...
  4. Verificar o conforto no berço do bebê ...
  5. Cuide da higiene da criança. ...
  6. Estimule o bebê durante o dia. ...
  7. Criar uma rotina de sono.

No primeiro mês, o sono costuma vir em ciclos de três a quatro horas, independente de ser dia ou noite. Após as primeiras semanas, dorme um período de manhã e outro à tarde. Cada período dura de uma a duas horas. Durante a noite, costuma adormecer cedo, por volta das 20h ou 21h.

Não utilizar cobertas, travesseiros ou colchões que possam fazer com que o bebê afunde ou se sufoque; Evitar bichos de pelúcia no berço enquanto o bebê está dormindo; Não agasalhar demais a criança; colocando-lhe toucas, por exemplo; Evitar a variação na temperatura, que aumenta os riscos da síndrome da morte súbita.

Recém-Nascido: 50 centímetros e 3,3 quilos. 1 mês: 55 centímetros e 4,2 quilos. 2 meses: 57 centímetros e 5 quilos. 3 meses: 61 centímetros e 5,7 quilos.

Mudança de hábito. Caso o seu filho durma muito durante o dia, pode ser necessário reduzir esse tempo de sono aos poucos. Tente acordá-lo meia hora mais cedo em cada soneca diurna. Para manter a criança acordada, é preciso estimulá-la com brincadeiras e atividades durante o dia.

Assim que a boca estiver bem aberta e a língua sobre a gengiva inferior, traga o bebê para o peito, apontando o mamilo para o céu da boca. O queixo do bebê deve ser o primeiro a encostar na mama. O bebê deve abocanhar a aréola, com o lábio inferior e o maxilar cobrindo quase toda a parte inferior.

A Unicef recomenda que o bebê durma no mesmo quarto que os pais, no berço, pelo menos até os 6 primeiros meses de vida. A indicação se baseia em pesquisas que mostram que estar próximo à mãe facilita a amamentação e, ainda, reduz os riscos de morte súbita.

Comece a embalar o bebê de maneira suave para dormir. Feche as cortinas do quarto. Se precisar falar alguma coisa, use um tom de voz baixo e suave. Ligue um brinquedo relaxante que emita sons ou toque músicas tranquilas.

De acordo com os especialistas, nos primeiros meses de vida não há necessidade de colocar travesseiro no berço do recém-nascido, sendo o mais indicado dormir em uma superfície firme, plana e macia, acomodando bem a coluna do bebê. A partir dos seis meses, a criança já pode usar um travesseirinho.

Rosto avermelhado, temperatura corporal elevada, cabelos molhados e irritação são indícios de superaquecimento. Sempre que o bebê estiver chorando, aliás, pode ser um sinal de que ele está desconfortável com a temperatura.