Pode deixar o óleo de rícino no cabelo a noite toda?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A umectação pode ser feita durante o dia ou à noite. Assim, no primeiro caso, basta aplicar o produto em todo o comprimento dos fios, deixar agir por aproximadamente 30 minutos e lavar normalmente. No caso da umectação noturna, o óleo de rícino deve ser mantido nos fios durante toda a noite e lavados pela manhã.

Óleo de rícino no combate as pontas duplas
Se quiser, pode ainda dormir com a mistura nos cabelos para deixar agir por mais tempo e lavar na manhã seguinte. O óleo de rícino pode ser usado como finalizador e, assim, proteger dos efeitos do secador, chapinha ou modelador de cachos.

Não há nenhum problema em dormir com óleo no cabelo, desde que você lave o cabelo antes de deitar. Se você não lavar o cabelo, poderá acordar com o cabelo oleoso e pesado.

É verdade que o óleo de rícino faz o cabelo crescer? Ainda não há evidência comprovada de que este ativo ajude no crescimento das madeixas, e nem diminuir a quebra e a queda de cabelo.

Crescer os cabelos: Aplicar o óleo diretamente na raiz do cabelo e massagear. Deixar por algumas horas (no máximo 12) e depois lavar os cabelos normalmente. Fazer a aplicação cerca de 3 vezes na semana.

Alguns óleos vegetais podem hidratar e fortalecer os fios, como o óleo de argan, óleo de coco, óleo de macadâmia e óleo de rícino. Além de dar brilho, os nutrientes desses ingredientes naturais são capazes de encorpar as fibras capilares e deixar o cabelo mais cheio.

Para estimular o crescimento dos fios, a receita é misturar duas colheres de sopa de óleo de rícino com duas gotas de óleo essencial de alecrim. Massageie bem o couro cabeludo e deixe agir por até duas horas. Após esse período, os fios devem ser muito bem lavados, para remover todo o óleo.

1° passo: com os cabelos sujos, divida mechas para facilitar a aplicação. Não lave os fios antes de passar o óleo porque essa etapa vem por último. 2° passo: faça uma massagem no couro cabeludo, por alguns minutos, com um pouco de óleo nas pontas dos dedos para ativar a circulação.

Na hora de tirar o óleo da umectação desses tipos de fios, a dica é lavar bem com shampoo e condicionador da mesma linha para tirar todo o produto do cabelo, principalmente do couro cabeludo.

De acordo com a dermatologista Larissa Viana, é permitido dormir com uma pequena quantidade de óleo, alternando com outro produto renovador celular indicado pelo seu dermatologista. O óleo de rícino é indicado para quem deseja promover um rejuvenescimento do rosto, evitando as linhas de expressão.

Pentear os fios antes de dormir
O ato de pentear o cabelo estimula a circulação no couro cabeludo, garante a oxigenação, melhora a nutrição e isso tudo pode ajudar no crescimento dos fios.

óleo de jojoba

O óleo de jojoba é a melhor opção para tratar o cabelo ressecado enquanto dá um brilho intenso aos fios. O óleo age diretamente no ressecamento do cabelo, tratando e evitando a volta do problema. Além disso, ele ameniza o frizz, fortalece as madeixas e atua na proteção contra o ressecamento.

A umectação já é uma velha conhecida, sendo uma das principais formas de hidratar os fios durante a noite, mas não a única. Outra opção que tem conquistado muitas mulheres é a hidratação noturna feita com cremes específicos com ativos como ácido hialurônico para cuidar das madeixas por tempo prolongado.

Mas a especialista lembra: alguns efeitos colaterais já registrados pelo uso do óleo de rícino incluem erupções cutâneas, coceira e irritação, inchaço e urticária, todos decorrentes de reações alérgicas.

É indicada a aplicação do óleo de rícino nos cabelos uma vez na semana. Mas por ser um produto natural, pode ser utilizado mais vezes. Porém, o uso excessivo pode deixar o cabelo com aspecto oleoso.

Como usar o óleo de rícino no cabelo liso
Umectação com óleo de rícino: aplique o óleo de rícino em todo o comprimento dos fios. Massageie delicadamente o couro cabeludo. Aguarde, no máximo, 10 minutos e lave da maneira que preferir. Lembre-se de retirar completamente o produto do cabelo.

O óleo de ricínio tem ação laxante rápida e, por isso, promove uma evacuação aquosa entre 1 a 3 horas após a administração.