Pode deixar o monitor na tomada?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Pode, pois o monitor não usa muita energia. Mas assim que for possível, compre um bom filtro de linha profissional com proteção contra surtos, apropriado para 220 V. Também é muito recomendado que haja o fio do aterramento na tomada, principalmente para os Pcs.

Podemos concluir, então, que usar o notebook na tomada, ao contrário do que alguns usuários pensam, pode ser uma experiência benéfica ao aparelho, pois evita que você gaste com frequência os ciclos de energia que são os medidores da vida útil da bateria.

A tomada em que se liga o monitor não tem contato nenhum com os circuitos da fonte, portanto é a mesma coisa ligar no estabilizador ou na fonte. A diferença fica mesmo no conforto.

cabo VGA

O cabo VGA em sua principal função serve para ligar o PC ao monitor. Criado em 1987 pela IBM, o modelo ainda é muito utilizado por ter se adaptado as novas resoluções gráficas.

Economia de energia
Mas se a intenção é apenas reduzir a quantidade de energia gasta, é importante manter o monitor desligado quando não estiver em uso: ele pode até mesmo sugar mais energia do que a CPU.

A princípio, uma computador pode ficar ligado direto por semanas ou até mesmo meses sem problema algum. Esta prática, por si só, normalmente não faz com que os componentes da máquina se desgastem mais rapidamente.

Muitos usuários pensam que é necessário desligar o notebook ou PC quando o dia termina, como se o computador precisasse de uma boa noite de descanso, assim como nós. No entanto, essa prática nem sempre é necessária. Caso a sua rede de internet seja segura, não há problema em deixar o equipamento em modo de suspensão.

Para desligar o monitor, tudo o que você precisa fazer é pressionar a tecla de atalho “Ctrl+Shift+M” e a tela será desligada.

Para ajustar as configurações de energia e de Windows 10, vá para Iniciar e selecione Configurações > Sistema > Power & sleep. Em Tela, selecione por quanto tempo você deseja que seu dispositivo aguarde para desligar a tela quando o dispositivo não estiver em uso.

Leia mais

  1. Abra o “Painel de Controle” em seu Windows e depois clique no item “Opções de Energia”.
  2. No menu do lado esquerdo, selecione a opção “Alterar quando o computador é suspenso”.
  3. Vá até o item “Suspender atividade do computador” e dê um toque no tempo marcado.
  4. Agora, mude para “Nunca” e pronto!

Os monitores novos geralmente possuem uma conexão HDMI ou USB-C, enquanto monitores mais antigos têm conexões VGA ou DVI. Agora localize a entrada do monitor na parte de trás da CPU torre e conecte o cabo nela.

Em resumo: os estabilizadores estão ultrapassados e não aguentam a variação de energia dos PCs atuais. Note ainda que estabilizadores de tensão são diferentes de nobreaks – esses sim, úteis e capazes de proteger a sua máquina em caso de quedas de energia.

Pode, pois o monitor não usa muita energia. Mas assim que for possível, compre um bom filtro de linha profissional com proteção contra surtos, apropriado para 220 V.

Os cabos HDMI são mais caros do que os cabos padrão VGA anteriores. Isso está refletindo o fato de que o HDMI oferece retornos audiovisuais de cabo único e maior qualidade. Os preços dos cabos HDMI variam bastante, dependendo de seu fabricante, de sua qualidade e de seu comprimento.

Há uma outra opção também, o Cabo Óptico para áudio Digital. Além de permitir a passagem dos sinais Dolby Digital 2.0 e 5.1 ele diminui o aparecimento de ruído de baixa frequência. Normalmente utilizado para se ligar a TV aos home theaters ou aos consoles também.

O DVI, ou Digital Visual Interface, surgiu em 1999 e logo substituiu o VGA. Diferentemente do primeiro, ele também consegue reproduzir sinais digitais, o que viabiliza resoluções bem maiores e, consequentemente, melhora a qualidade de imagem.

Se na sua mesa bate muito sol, ele pode esquentar o monitor. Isso estraga as peças dentro dele! Se não tiver como trocar ele de posição, vale colocar uma cortina na janela! Quando cai a energia na sua casa e depois volta, o monitor pode sofrer com o aumento da carga energética e pode até queimar!