Pode deixar o feijão fora da geladeira?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Conservar o feijão na geladeira é uma boa forma de aumentar a durabilidade do alimento e fazer com que ele não azede tão rápido. Mas de nada adianta se você deixá-lo no refrigerador por muito tempo.

Não é recomendado deixar alimentos prontos por mais de duas horas sem refrigeração, visto que a temperatura ambiente favorece o crescimento microbiano nesses alimentos”, afirma Uelinton Manoel Pinto, professor e coordenador do estudo.

Por que o feijão azedou? O feijão pode ficar azedo quando não há os devidos cuidados de armazenamento. Ou seja, quando ele é armazenado em condições inadequadas, como em um ambiente úmido ou quente demais e não foi fervido adequadamente.

Como manter seu alimento de forma segura: Não demore para refrigerar os alimentos perecíveis, tais como: carnes, aves, peixes, laticínios e ovos. Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C.

Geladeira. A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.

Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.

O feijão cozido costuma durar apenas 3 a 5 dias na geladeira e você deve armazená-lo em um recipiente preferencialmente de vidro e bem vedado. Você também pode dividir o feijão em alguns potinhos, calculando mais ou menos uma porção individual, e armazená-lo no freezer durante 2 meses.

Para saber se o feijão é velho ou novo morda um feijão cru se for macio ele é novo se estiver duro demais é velho. Os grãos que boiarem na água quando colocar de molho também devem ser desprezados pois podem estar ocos. Evite cozinhar o feijão com sal e temperos frescos como alho e cebola.

Conforme o biomédico Roberto Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria, a comida só pode ficar em temperatura ambiente por, no máximo, duas horas. O ideal é que o recipiente esteja destampado na hora de ir pra geladeira. — Se o alimento estiver tampado, ele vai demorar mais para resfriar.

Enlatar com água. Outro processo que pode ser realizado, especialmente com frutos e vegetais, é encher uma lata com água e colocá-los lá dentro. Assim como o primeiro item da lista, isso permitirá com que alguns produtos permaneçam umedecidos e frescos para consumo nos próximos dias.

Deixe de molho em torno de 12 a 24 horas.
A água pode ser trocada de 4 em 4 horas, de 6 em 6 horas ou até de 8 em 8.

Ao deixar o grão de molho, uma boa parte dos compostos que causam flatulência acabam ficando na água. Por isso, ao trocá-la você evita que isso aconteça. Lembre-se, no entanto, de que ao jogar a água fora, uma pequena parte de outros nutrientes do feijão, como algumas proteínas solúveis e minerais, podem ser perdidas.

O que se percebeu é que o feijão que escurece tem perda de compostos fenólicos, principalmente o kaempferol. Eles e outros compostos se degradam formando compostos pigmentados que dão a coloração escura ao grão. No grão que não escurece esses compostos não se reduzem como nos demais.

Estes 7 alimentos podem ser armazenados fora da geladeira

  1. Café Se for guardado na geladeira, o café pode perder grande parte do sabor e da textura, pois a interação com a temperatura mais fria pode tirar dos grãos as características mais básicas. ...
  2. Ovos. ...
  3. Pão. ...
  4. Mel. ...
  5. Manteiga. ...
  6. Abacate. ...
  7. Banana.

4 horas

Especialistas dizem que você nunca deve deixar qualquer alimento fora da geladeira mais do que 4 horas após preparado. No caso do arroz, se ele não estiver contaminado com a bactéria, poderá ser consumido se armazenado de forma adequada. Um alimento sempre deve esfriar antes de ser guardado na geladeira.

Congelar feijão temperado
Espere o feijão pronto esfriar e guarde em potes plásticos bem fechados ou embalados à vácuo, coloque em um freezer, nunca na geladeira, pois ela não atinge a temperatura baixa necessária para esse procedimento.

A temperatura mais alta dentro de um silo para grãos pode causar a deterioração de materiais orgânicos, em especial, por isso, é importante que exista um sistema de aeração que faça o seu resfriamento. Problemas como fungos e insetos podem aparecer, caso o ambiente esteja propício ao seu desenvolvimento.

Congele o feijão sem tempero
A principal dica para deixar o feijão congelado sempre fresquinho é prepará-lo sem tempero. Quando for descongelar, acrescente o tempero junto com uma quantidade média de água e pronto.

Pare de guardar panelas dentro da geladeira. Embora pareça prático, esse hábito compromete o utensílio e pode prejudicar a saúde.