Pode deixar o carregador na tomada?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Apesar disso, é aconselhável evitar. Além de estar exposto a quedas de raio, existe o risco de você danificar o equipamento ao pisar ou soltar sem querer.

Na hora de dormir, você pode deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema. O único alerta fica por conta do carregador a ser utilizado.

Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir. Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impede que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%. Dessa forma, não há riscos do dispositivo receber mais energia do que o necessário.

A verdade é que as entradas do conector de carga estão sujeitas a acumular sujeira e fiapos ao ter contato com poeira, umidade e até mesmo nossas roupas.

O consumo médio de um carregador é de 0,26 watt quando não está em uso e de 1 a 5 watts mesmo quando um aparelho com a energia totalmente carregada está ligado nele.

Não há nada de errado nisso. Você pode deixar o carregador em uma tomada quando estiver ocioso.

Deixar a bateria zerar antes de carregar o celular
O ideal é manter a bateria do seu celular na faixa entre 20% e 80% para aumentar a sua vida útil.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Se você for carregar seu celular durante o dia, evite deixar o aparelho na tomada por longos períodos. Então, faça uma primeira recarga até 40%, depois, de 40% para 80%. Com essa estratégia, você mantém e até mesmo prolonga a vida útil do smartphone.

O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

A verdade é que, como qualquer coisa na vida, a bateria do celular também tem uma vida útil e carregar seu smartphone várias vezes (até deixar chegar 100%) pode, sim, prejudicar a saúde do seu celular. Por isso algumas empresas recomendam e avisam que a carga acima de 80% já é suficiente para você usar o dispositivo.

para você não fazer isso porque. porque você só vai estragar o seu fone de ouvido por que não vai funcionar para carregar o teu celular.

Se o carregamento do seu smartphone está demorando mais que antes, o vilão pode ser o adaptador de energia, cabo USB ou a própria fonte de alimentação. Nem sempre o problema é com o aparelho! Às vezes, usamos o mesmo cabo USB para carregar vários dispositivos.

É indicado que contenha apenas 1% de água em sua composição e que seja passado de maneira bastante delicada no conector. Isso vai fazer com que o algodão absorva a sujeira. Após esse processo, é indicado que o usuário espere ao menos meia hora antes de ligar o celular ao carregador.

Chuveiro elétrico
Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Para economizar, evite o usar o chuveiro no modo inverno e reduza o tempo de banho.

“De acordo com a Eletrobrás, um ventilador de teto consumiria 28,8 kWh (medida de consumo de energia elétrica) por mês, se ligado 8 horas por dia, todos os dias.