Pode deixar o carregador de celular ligado na tomada?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Deixar o carregador conectado na tomada pode parecer conveniente, mas essa prática pode contribuir para o aumento da conta de luz. Isso ocorre porque o carregador consome energia mesmo quando não está conectado ao dispositivo, essa é uma situação conhecida como consumo de standby ou "vampire power".

"O recomendado é mesmo sendo original deixar fora da tomada. E evitar o máximo os carregadores piratas. Isso é risco de vida, risco de perder o aparelho.

Esse consumo, isoladamente, não significa um grande aumento na sua conta de luz. Dispositivos como micro-ondas, televisores e carregadores de bateria gastam energia mesmo quando estão no modo stand-by ou plugados na tomada. Deixar o carregador do celular conectado à tomada não gasta energia Mito.

Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir. Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impede que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%. Dessa forma, não há riscos do dispositivo receber mais energia do que o necessário.

A agência reforça que o item pode ser danificado pelas oscilações da rede elétrica, principalmente quando há picos ou quedas de luz ocasionadas por chuvas fortes. Além disso, há o aumento do consumo de energia e o risco de acidentes domésticos.

Ao ativar a opção, o smartphone para de receber mais carga quando atingir o nível de 85% da capacidade, o que dará uma segurança para a bateria do aparelho sem impactar tanto em sua autonomia fora da tomada.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Os smartphones têm baterias feitas de lítio, que são desenvolvidas para serem inteligentes e otimizarem a carga, ou seja, elas são capazes de trabalhar com um bom desempenho sem precisar estar 100% carregada. O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo.

Os conectores podem acabar ficando sujos com poeira, pelos de animais, pedaços de comida e diversos outros materiais que tampe as conexões. Aqui a dica é bem simples: basta limpar os contatos com cuidado, pois eles são bem delicados e, caso sejam danificados, o gasto será bem maior.

Pelas contas, ele pode durar até 2 anos, dependendo da frequência de uso de cada cliente. Não há ainda no mercado bateria de lítio que dure mais tempo que isso. O carregador portátil prejudica a bateria de meu dispositivo?

2. Deixar a bateria zerar antes de carregar o celular. Do mesmo modo que chegar ao máximo não é indicado, o extremo contrário também deve ser evitado. O ideal é manter a bateria do seu celular na faixa entre 20% e 80% para aumentar a sua vida útil.

Entre os equipamentos que apresentam maior taxa de consumo e exigem atenção redobrada ao seu uso, estão ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico e videogame.

Televisores desligados, mas conectados à tomada, podem gastar até 13 watts por dia, mais que laptops conectados a carregadores (7,1 watts), roteadores sem fio (5,5 watts) e telefones sem fio (2,2 watts).

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes. O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss.

Posso deixar meu celular carregando o dia todo? Sim. Mesmo caso da dica anterior, você pode deixar seu celular carregando enquanto estiver na mesa do trabalho ou em casa, que ele vai entender automaticamente quando é hora de suspender o carregamento.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

É possível utilizar carregadores e cabos de outras marcas certificados pela Anatel. No entanto, a recomendação é que se use carregador e cabo originais da marca do aparelho.

Vale lembrar que, mesmo que não provoque danos críticos, não é recomendável usar o celular enquanto carrega, uma vez que pode trazer desvantagens, como: Carregamento mais lento, já que o celular estará sendo utilizado e não estará em repouso. Aumento de temperatura.

Risco de choque elétrico
Embora seja muito raro, há uma pequena chance de que jogar no celular enquanto ele está carregando possa levar a um choque elétrico. Isso pode ocorrer se o cabo de carregamento for pirata, estiver danificado ou se houver um curto-circuito no telefone ou na tomada.

Qual a porcentagem ideal para recarregar o celular
Tem uma coisinha que você precisa ter como regra principal: sempre colocar o celular quando ele estiver entre 30 e 50 por cento de bateria!

Nela, não é necessário esperar pelo fim da bateria para recarregar o celular. Desta forma, o usuário pode carregar o celular com a bateria a 90%, 0%, 30% ou qualquer outro nível. O mesmo vale para o caminho contrário, isto é, não há problema em parar de carregar o celular antes mesmo da bateria atingir 100%.