Pode deixar o bebê com soluço?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

O soluço só atrapalha e passa a incomodar quando afeta o crescimento do bebê e ele passa a não se alimentar e dormir como deveria2. Caso você sinta que o bebê soluça muito, o ideal é lavar ao pediatra e relatar.

Como aliviar o soluço
Deixar a criança em posição inclinada, para estimular que arrote mais um pouquinho. Se o bebê ainda estiver em fase de amamentação, colocá-lo ao peito, pois a sugada estimula o diafragma a voltar à condição normal.

“Se possível esfregue as costas do bebê com massagens leves para ajudar a relaxar o diafragma e com isso se livrar dos soluços", finaliza Assad.

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

Os quadros de soluço em criança não são considerados uma condição grave, mas quando duram mais de dois dias, ou se há uma frequência exagerada, é importante conversar com o pediatra para saber o motivo por trás dos episódios.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Como saber se bebê tá com calor ou frio? O jeito mais indicado de perceber se ele está com frio é sentir a temperatura no tronco (barriga, peito e costas) e não através do toque nas mãos e pezinhos, já que as extremidades são quase sempre mais frias que o resto do corpo.

Evite engasgos em crianças
- Na hora de dormir, lembre-se de fazer com que o berço fique um pouco mais alto do lado em que a criança deita a cabeça; - Deixe a criança dormir do lado direito para não comprimir o estômago após a amamentação.

É normal recém-nascido dormir muito? Sim! Apesar de ser um pouco estranho para nós adultos é muito normal que o bebê recém-nascido durma muito nos seus primeiros meses de vida. A expectativa é que o bebê durma cerca de 16 a 20 horas por dia!

Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente.
O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.

Visão nos primeiros meses de vida dos bebês
Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido ainda não tem a capacidade de enxergar muito além dos 20 ou 30 centímetros de distância entre os seus olhos e qualquer objeto. Por esse motivo, bebês só reconhecem o rosto da mãe ou do pai quando estão muito próximos a eles.

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.

Gastrite e refluxo gastroesofágico: se as crises prolongadas de soluço são acompanhadas de queimação ainda pode ser um sinal da gastrite ou do refluxo, ambos relacionados a acidez no estômago/esôfago. Fique atento à azia, náuseas e má digestão.

Prender a respiração – você prende a respiração até quando suportar, e desta forma, seus soluços terão fim. Resultado: normalmente você fica com uma enorme falta de ar e seus soluços continuam insistentes.

O espirro é comum no recém-nascido, afinal, ele está em outro ambiente, não mais no meio líquido da barriga da mamãe. Nos primeiros dias de vida, o bebê espirra para eliminar secreções do nascimento. Depois, partículas diversas, como poeira, cheiros e temperaturas distintas são motivos para espirros constantes.

Por exemplo, opte por calças e camisas com elásticos ajustáveis. Isso garantirá que o bebê tenha espaço para se mexer e se sentir confortável durante a noite. Além disso, procure roupas de bebê para dormir que sejam leves e frescas. Evite colocar roupas muito grossas ou pesadas no bebê.