Pode deixar massa de esfiha na geladeira?

Perguntado por: lporto9 . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

IMPORTANTE: A massa pode ser feita no dia anterior e deixar na geladeira em uma tigela coberta com plastico filme, mas não recomendo congelar a massa crua ou perde um pouco do seu poder de fermentação quando descongelado.

Lembre-se de armazená-los corretamente e com etiqueta! Salgados pré-assados, bem como esfihas e mini-pizzas, podem ficar no freezer ou congelador por até 3 meses quando bem armazenados.

O forno deverá estar trincando de quente na hora de colocá-las. Elas deverão assar rápido. Quanto mais demorar para assar mais secas ficarão.

Outra razão para se guardar a massa na geladeira é quando se quer uma massa menos fofa e mais crocante, como as de pizzas. Quanto menor for a temperatura, menos os microrganismos do fermento vão se proliferar, por isso eles não produzem tantos gases e a massa fica mais fina e crocante.

Para conservar, coloque o macarrão já seco numa assadeira coberta com filme e deixe na geladeira até a hora de cozinhar, por até 3 dias. Planejamento e economia doméstica é tudo!

Depois de preparar a massa fermentada, você deve deixa-la descansando (por 24, 48 ou até 72 horas, dependendo do seu desejo) até que o processo de maturação seja concluído.

Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C. Alimentos não cozidos, como saladas ou sanduíches frios, também devem ser consumidos ou refrigerados imediatamente.

Sempre que uma massa encolhe temos que observar as seguintes situações: - Massa com pouco descanso pós preparo. Tempo ideal: 2 horas máximo. - Massa com muito descanso pós preparo.

PARA DESCONGELAR – recomendamos deixar em geladeira ou refrigerador por aproximadamente 1 hora. Este tempo dependerá do tamanho do salgado, podendo ser inferior nos salgados pequenos, como as esfirras e empadas. MUITO IMPORTANTE –> NÃO DESCONGELAR EM MICROONDAS!

Coloque em uma assadeira polvilhada com farinha. Leve ao forno quente, pré - aquecido, por 15 a 20 minutos.

Produto congelado
Pré aquecer o forno elétrico ou forno convencional a 180 graus por 15 minutos e depois aquecer o produto por tempo suficiente até que o salgado esteja aquecido.

Quando ocorre o aquecimento da massa no forno, as leveduras se multiplicam e ingerem o açúcar e o amido contido na farinha de trigo. O processo se completa com a liberação de gás carbônico, fazendo com que a massa, seja de bolo ou pão, fique inflada.

Para salvar uma massa de pão que não cresce, comece colocando-a na grade mais baixa do forno, junto de uma assadeira com água fervente. Feche a porta do forno e deixe a massa crescer. O aumento da temperatura e da umidade ajuda a ativar o fermento da massa, fazendo com que ela cresça.

3 dias

Não se esqueça de deixar a massa secar por pelo menos 1 hora ou até que esteja firme como uma massa resfriada de pacote que compramos no supermercado. Depois do tempo de secagem coloque em sacos hermeticamente fechado e leve para a geladeira por até 3 dias ou ao congelador por 3 meses.

Coloque a massa em um saco apropriado para o congelador.
Use sacos com fecho hermético feitos para serem usados no congelador. Tire todo o ar do saco para que fique mais compacto e fácil de guardar. Você também pode usar um pote de plástico com fecho hermético.

A massa deve descansar de 45 minutos até 2 horas no mínimo. Algumas receitas podem levar horas. Siga o tempo e temperatura da receita. Algumas receitas indicam esperar algum tempo ou até que fiquem dourados.

Massas. O macarrão costuma ter um prazo de validade longo quando cru, só apresentando mudanças na coloração quando ultrapassa a validade da embalagem.

A resposta mais rápida para essa pergunta é, sim, você pode congelar qualquer tipo de macarrão ou massa, pois são alimentos adequados para o freezer. Por exemplo, naqueles dias nos quais você cozinhou além da conta, mas não quer jogar nada fora, o congelador pode ser a melhor alternativa.

Continuar lendo Quanto custa uma esfiha?