Pode deixar Golden sozinho?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Embora cada cão seja único, a maioria dos especialistas concorda que um Golden Retriever adulto não deve ficar sozinho por mais de 6-8 horas por dia. Goldens filhotes, assim como Goldens idosos, precisam de mais atenção e não devem ficar sozinhos por mais de 3-4 horas.

É desapropriado deixar qualquer cachorro sozinho por mais de 24 horas. Como ser vivo, o cachorro não precisa apenas de água e comida, ele precisa de atenção, carinho e cuidado. Deixar o cachorro sozinho por um longo tempo pode causar danos à saúde física e mental do animal.

Os Goldens Retrievers costumam sentir muito calor aqui no Brasil, então preferem dormir em locais frescos, como pisos e grama, garanta que ele tenha um local apropriado, tanto fresco quanto mais quentinho, para que ele possa escolher conforme à necessidade.

Esse hormônio, por sua vez, é responsável por aumentar o bem-estar dos animais e reduzir problemas como estresse e ansiedade. Por isso que, quando o tutor precisa se ausentar por algum motivo, o cachorro sente falta do dono e da sensação que ele provoca.

Segundo Juliana Gil, médica-veterinária comportamentalista, o cão é uma espécie sociável, por isso, não é recomendado deixá-lo sem supervisão por longos períodos. “O tempo sugerido é seis horas, porém, oito horas seria o máximo permitido.”

Um cachorro, deixado sozinho em casa, pode latir alto, uivar e destruir tudo ao seu redor. Por isso ele tenta sobreviver à solidão e atrair a atenção de uma pessoa, ao mesmo tempo que se sente muito estressado.

Sim, cachorro pode dormir no escuro, aliás, é até melhor do que descansar com a luz ligada, pois assim seu filho de quatro patas pode cochilar melhor. Assim como para nós, a claridade pode atrapalhar a hora do descanso.

Para que sejam verdadeiramente felizes, cães também precisam passear, brincar, correr, farejar, entre outras atividades. Elas, por sua vez, ajudam a garantir o bem-estar físico e mental do cachorro, diminuindo o estresse e a ansiedade que podem levar ao destrutivo comportamento de cachorro.

Existem alguns sinais que podem indicar que o cão está triste, como desinteresse para fazer as atividades de que gosta; perda de apetite; lambedura excessiva; semblante de apatia. Algumas situações afetam muito o emocional dos cães, como a perda de um companheiro canino, mudança de rotina e solidão.

Esse hábito é uma herança dos lobos, que utilizam esse som para se comunicar com a matilha. O cachorro pode uivar para se comunicar com outros cachorros ou com seu tutor, para indicar perigo, fome, medo, saudade e outros sentimentos.

Quando o cachorro fica doente de saudade, ele passa a sofrer uma depressão canina, então não reage mais aos convites para brincar. O pet prefere ficar no seu cantinho, deitado, então não é difícil notar nele um estado de humor triste e abatido. Ele perde o apetite, mesmo ao oferecer uma guloseima que ele adora.

Acostume o pet a ficar sozinho aos poucos.
Quando ele se acalmar, faça carinho e até recompense com um petisco. Procure fazer esse treinamento durante vários dias. Quando perceber que o cachorro sozinho no cômodo fica mais calmo com seu retorno, saia de casa e fique 10 minutos fora.

Peça a um familiar ou amigo para cuidar do seu animal
Além disso, deixar o animal na casa de algum conhecido ou familiar de confiança, que goste de animais e que tenha um tempo disponível para dar atenção ao seu cão, é uma alternativa ainda melhor.

Em condições ideais, a adição de um segundo cachorro ajudará que seu primeiro cachorro se torne mais seguro. Se seu cachorro é um animal educado e equilibrado, você terá muita facilidade para criar um segundo cachorro, pois seu pet irá ajudar muito na educação de seu novo mascote.

Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência. Em alguns casos, pode ser até porque o pote de ração dele está vazio. Confira alguns possíveis motivos de por que o cachorro segue o dono.

Coloque os brinquedos favoritos na cama dele e interaja com ele. Deixe também uma peça de roupa sua na caminha nos primeiros dias para ser um atrativo. Aos poucos, vá acostumando ele a ficar na caminha, sempre associando a algo bom, como petisco, brinquedos e o principal: sua atenção e seu carinho.

Tudo bem ter um cachorro muito apegado ao dono ou que te segue pela casa às vezes. O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles. Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras.