Pode deixar fio de energia enrolado?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Esta prática coloca uma tensão repetitiva sobre os condutores de cobre dentro dos cabos de energia e pode causar sua ruptura.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

Por que as emendas aquecem e derretem o cabo? O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.

Para desfazer a torção do cabo, antes de qualquer coisa o produto deve ser desconectado do computador ou dispositivo onde estava sendo utilizado. Em seguida, estique o cabo sobre uma mesa. Feito isso, gire o headset ou os conectores do produto na direção contrária a torção e gradativamente vá desfazendo os laços.

Confira aqui 6 truques de como esconder fios elétricos

  1. Decore os fios para disfarçá-los. ...
  2. Instale canaletas de PVC. ...
  3. Utilize o rodapé para agrupar os fios. ...
  4. Faça o truque da caixa de sapato. ...
  5. Compre organizadores de fios. ...
  6. Escolha móveis com aberturas para fios.

Confira dicas para conservar seu carregador do celular e não precisar gastar dinheiro comprando um novo.

  1. Mantenha o carregador longe de líquidos e resíduos. ...
  2. Não enrolar o fio do carregador. ...
  3. Protegendo o cabo. ...
  4. Não deixar cair. ...
  5. Não desplugar toda hora. ...
  6. Observar se a entrada está correta. ...
  7. Não esticar o cabo.

Não, apenas uma extensão, na qual nenhuma carga está ligada, nenhum aparelho elétrico, mesmo em stand by, não haverá nenhum consumo, nenhum gasto energético. Nada de mensurável.

Utilizar extensões fabricadas para o fim que serão utilizadas e verificar sempre as especificações nas embalagens. Não tentar fabricar extensões elétricas ou benjamins por conta própria, o que pode ser perigoso quando não se tem o conhecimento necessário e os materiais adequados.

Nunca conecte a sua geladeira em extensões ou adaptadores com outro eletrodoméstico na mesma tomada — isso pode prejudicar seu funcionamento, provocar sobrecarga elétrica e acidentes com fogo. Use uma tomada exclusiva.

Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A. Quando for escolher os cabos elétricos, não se esqueça que a distância máxima também interfere na capacidade.

Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica. Por exemplo, bitolas de 1,5 mm² são indicadas para circuitos com corrente máxima de 15,5 ampères. Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères.

Toda vez que um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica muda, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, isto é, a resistência do cabo aumenta.

Tal espaçamento é justamente por causa da dilatação que esses materiais irão sofrer em dias muito quentes ou noites muito frias. Vale lembrar que os materiais não dilatam da mesma forma, mesmo sendo submetidos ao mesmo valor de temperatura, pois cada um possui um coeficiente de dilatação diferente do outro.

Esses produtos podem comprometer a saúda da bateria, estragar componentes internos do aparelho e, ainda, causar danos elétricos e explosões. Além disso, existem relatos de que um periférico falso pode queimar o chip U2, presente na placa lógica do iPhone, que controla a entrada de energia e dados do smartphone.

Fita isolante
Um dos consertos mais fáceis e econômicos em um cabo que está prestes a ruir é usar nele fita isolante. O método não promete beleza, porém garantirá segurança e eficácia. Fitas isolantes podem ser encontradas por R$4 em qualquer loja de materiais para construção.

Se o problema for superaquecimento do disjuntor. Será possível notar fios derretendo e o disjuntor com aparência enegrecida (também chamada de zinabre). Os motivos para o superaquecimento são muitos, incluindo bitola muito pequena, curto ou parafusos mal apertados.

Caso o fio do chuveiro esteja derretendo quer dizer que algo na fiação está errado e precisa de um reparo imediato, antes que cause um curto circuito e a queima do chuveiro. Pode acontecer ainda pior e o banheiro pode acabar pegando fogo caso não haja um disjuntor.

Para evitar queimá-la, abra o registro normalmente (ao invés de abrir pouco) e aumente a temperatura/potência do chuveiro. Dessa forma a resistência vai ficar totalmente imersa na água e não vai queimar.

Os cabos se embolam por culpa do material que são feitos. É da natureza deles se enrolar em espirais o que acaba resultando em entrelaçamentos quando puxamos os cabos de dentro das mochilas.

Como esconder fios no teto
Se você quer esconder até mesmo os fios do teto, você pode utilizar os rodatetos autocolatentes, que são molduras com o visual de acabamento de gesso, criadas para serem o acabamento entre a parede e o teto, sendo elas aproveitadas para esconder fios.

Deixar o carregador fora da tomada quando não está em uso
A explicação é simples: o carregador pode ser danificado pelas oscilações na rede elétrica, principalmente durante quedas de luz provocadas por tempestades, muito comuns no país.