Pode deixar comida à vontade para cachorro?

Perguntado por: dsales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Muitos tutores, sobretudo os que têm um único pet, adotam o costume de deixar o potinho de comida sempre cheio e disponível para que o cão ou gato se alimente ao longo do dia. Esse hábito, no entanto, mais prejudica do que oferece o pensado "conforto de comer na hora que sentir vontade”.

O melhor horário para dar comida aos cachorros é de manhã e no início da noite, assim se estabelece um intervalo de 8 a 12 horas entre as refeições – no caso do seu cão se alimentar duas vezes por dia.

Mas qual é a maneira certa de alimentar um cão para que ele fique satisfeito e não tenha problemas de saúde? Segundo a médica-veterinária Marianna Justo pós-graduanda em endocrinologia e metabologia de pequenos animais, os cães adultos devem comer de duas a três vezes ao dia e os filhotes de três a quatro vezes.

Cachorro pode comer uma vez por dia – Evita sobrepeso
Ele pode, sim, ficar mais fofo e bonitinho quando gordinho. Mas isso é um problema e você não deve deixá-lo engordar “de graça”, só para ele ficar fofinho. Portanto, uma rotina alimentar e uma dieta equilibrada ajudam demais na hora de evitar sobrepeso.

A melhor forma de definir um horário para alimentar o cachorro é criando uma rotina. A primeira refeição deve ser servida no horário que o cachorro acorda, que costuma ser sempre o mesmo horário. A última refeição do cão não deve ser muito tarde, o ideal é que não ultrapasse o horário das 17 e 18 horas.

Riscos de oferecer refeição uma vez ao dia
Da mesma forma que deixar a ração disponível para o pet o dia todo pode contribuir para o surgimento de doenças, oferecer alimento uma única vez ao dia pode ser ainda mais perigoso.

Quando exposta dessa forma, a ração pode perder valor nutricional, aroma e palatabilidade, além de atrair ratos e baratas, por exemplo. Além disso, a umidade do ambiente e da própria saliva do cão, que fica sobre os grãos que ele não comeu, pode favorecer a aparição de bactérias e fungos no alimento.

Conforme orientação dos veterinários, o tempo máximo que a ração pode ficar exposta no comedouro são 4h ? Mas, porque? Por que a partir desse período a ração começa: Perder a qualidade.

Um cachorro adulto e saudável não pode ficar mais de dois dias sem comer. Graças ao passado caçador, os cães sabem lidar com o jejum naqueles dias que “não conseguem abocanhar uma presa”. Porém, não é recomendado esperar todo esse tempo para buscar ajuda, ainda mais se o seu pet for filhote.

A quantidade de ração para cachorro deve ser fracionada em duas porções ao dia a fim de evitar que o cão passe muito tempo sem comer. Assim, você evita quadros de hipoglicemia. No caso dos filhotes, o intervalo entre uma refeição e outra é ainda menor: cerca de três vezes ao dia.

A maioria dos cães defeca apenas uma vez por dia – afinal, recebem apenas um pote de ração por dia. Mas isso varia de acordo com o porte do cachorro e, principalmente, com a quantidade de comida que ele recebe. Normalmente, é considerado saudável que ele faça essas necessidades até três vezes por dia.

Dar banho com muita frequência faz mais mal do que bem, sabia? Atenção com a pelagem: se seu cachorro tiver pelo curto, é indicado que ele tome banho a cada 15 ou 30 dias. Se ele tiver o pelo mais longo, a cada 15 dias. Se o pelo do seu animal for mais oleoso, ele pode tomar banho 1 vez por semana.

De modo geral, é possível afirmar que os cães podem se alimentar de arroz, tendo em vista que é um alimento que não apresenta nenhuma substância nociva ao animal. Porém, por ser rica em carboidrato, é preciso ficar atento à quantidade oferecida.

Os alimentos que cachorros podem comer são arroz (sempre sem o tempero), frutas não-acidas como melão, mamão, melancia, blueberry e banana, além de vegetais como batata e cenoura. Por fim, carnes (sempre cozidas e sem tempero) como frango sem pele e sem osso, filés de peixe, carne suína, peru e carneiro.

Algumas raças de cachorro de pequeno porte, como Maltês, Chihuahua e Yorkshire, por exemplo, são mais seletivas para se alimentar.

Recomenda-se não dar leite para cachorros adultos porque a produção de lactase está menor nessa fase da vida. Essa recomendação também existe porque a industrialização do leite de vaca não fornece nenhum benefício ao animal. Isso inclui o leite zero lactose!

Para cachorros grandes ou idosos, principalmente, é fundamental que o pote de comida esteja localizado na altura do peito. Dessa forma, o pescoço do pet é protegido, garantindo ainda mais saúde e bem-estar ao animal. Outro ponto de atenção está na profundidade do comedouro.

Maior hidratação. As rações secas não oferecem a quantidade de água que o cãozinho precisa e muitos animais acabam ingerindo menos do que o necessário. A comida natural tem um teor muito maior de água, ajudando na hidratação do seu cachorro e na prevenção de doenças renais.