Pode deixar calopsita no escuro?

Perguntado por: iramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Apesar da fama de agitadas, as calopsitas adoram uma boa noite de sono. De acordo com veterinários, as penosas precisam dormir de 10 a 12 horas por dia para se sentirem descansadas! Por isso, é importante que você forneça um espaço tranquilo, sem muitos ruídos ou luz direta.

As calopsitas são animais noturnos, então elas tendem a dormir durante a maior parte do dia. Isso significa que é importante fornecer um lugar escuro, calmo e seguro para que elas possam dormir sem ser perturbadas. Se elas não tiverem um ambiente adequado para dormir, elas podem acordar durante o dia e ficar inquietas.

Medo de mãos. Em hipótese alguma o tutor deve forçar a ave a ficar em sua mão. É importante ter em mente que mesmo quando a calopsita gosta de carinho, não se deve levar a mão por cima da ave e nem dentro da gaiola em um movimento de pegá-la, pois isso pode torná-la ainda mais arisca.

Outra das curiosidades sobre calopsitas é que essas aves podem ter pesadelo e, também, terror noturno. Isso acontece por conta de sombras, barulhos e, até mesmo, insetos, que podem assustar o pequeno animal enquanto ele dorme. Para que seu bichinho não sofra com isso, procure manter sua gaiola em um local tranquilo.

Por ser um animal extremamente sociável, não é recomendado deixar a calopsita sozinha durante o dia, pois ela também corre perigo, mesmo dentro de casa.

A calopsita necessita de um lugar tranquilo para descansar. Se ela ficar em uma gaiola na sala, leve para um cômodo da casa mais calmo quando for o horário de dormir.

As gaiolas devem ficar em locais sem correntes de ar ou friagem, e o ideal é que fiquem dentro de casa. Você também pode colocar capas ou toalhas cobrindo a gaiola, deixando um espaço para entrar claridade.

Carinho na cabeça
A calopsita gosta de carinho, inclusive em um lugar em especial. Em geral, os psitacídeos preferem receber carinho na cabeça pelo grande relaxamento causado. Assim, aquela famosa “coçadinha”, em muitos casos, pode ser a melhor maneira de demonstrar afeto à sua ave querida.

Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio. Por isso, quem está procurando como cuidar de calopsita no inverno, fica a dica! Cobrir a gaiola é uma boa ideia.

Eles enxergam as cores como nós humanos? Não, o espectro de cores deles é muito mais amplo. Os pássaros são tetracromatas, eles vêem quatro cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto os humanos são tricromatas e só podem ver três cores: azul, verde e vermelho.

Calopsitas são animais sociáveis, que gostam de estar em bando — e isso inclui os tutores! Elas adoram passar tempo com seus humanos. Portanto, reserve um período do dia para fazer carinho, ficar com ela no ombro, estimular atividades e se divertir.

Sombras próximas da gaiola, luzes piscando, fachos de luz ou barulho podem assustar a sua calopsita durante à noite, fazendo com que elas tenham o terror noturno. Durante esse período, ela poderá se debater na gaiola e ficar muito assustada. Tente acalmá-la e analise a gaiola.

Uma técnica bastante utilizada é deixar a gaiola no chão e aproximar a mão perto dela, lentamente, até o momento em que ela se entregar. A partir daí a interação só irá aumentar. É muito importante salientar que não há uma regra específica que seja infalível para o amansamento da calopsita.

O hábito de beijar a sua ave, de deixar que ela bique a. sua boca, faz com que as bactérias da sua boca. passem para sua ave e isso pode gerar infecções. gravíssimas!

Além disso, é importante deixar alguma luz da casa acessa, para a ave não ficar no escuro total, e evitar que outros animais tenham acesso à gaiola, para o pássaro se sentir seguro no local onde dorme.

Falta de atividades
Calopsitas gostam de brincar, e a falta de atenção pode fazer com que fiquem estressadas. Portanto, dê bastante atenção a elas e compre ou faça brinquedos novos.

Uma calopsita gritando é um acontecimento normal, porém caso isso aconteça com uma frequência acima do normal, é bom o tutor observar com atenção o comportamento dela. Geralmente, os gritos da ave são um sinal de que ela está precisando de alguma coisa, e com urgência.

Não deixe a calopsita sozinha
Se você optou por deixar a calopsita solta, faça isso somente quando estiver em casa. Pois, se não houver supervisão do tutor, ela corre perigo também no ambiente interno.

Se o piado da sua calopsita está diferente do normal, certamente, ela está sinalizando algo para você. É a forma dela de se comunicar. Não é comum um piado alto e frequente. Porém, quando isso acontecer, não precisa se apavorar.

1 - É o pássaro perfeito e o mais indicado para quem quer uma relação mais íntima com uma ave. 2 - São divertidos e leais ao bando, do qual o dono passa a fazer parte. 5 - Gostam de imitar os donos, são brincalhões e possuem um belo canto. 6 - É comprovado cientificamente que ter pets faz bem pra saúde.

Coloque brinquedos e acessórios na gaiola para que a ave tenha alternativas quando tiver que brincar sozinha. Fios de miçangas pendurados, balanço, poleiro e espelho são algumas opções, além de objetos que ela consiga destruir sem fazer mal à saúde.