Pode deixar arroz fora da geladeira?

Perguntado por: acordoba8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Especialistas dizem que você nunca deve deixar qualquer alimento fora da geladeira mais do que 4 horas após preparado. No caso do arroz, se ele não estiver contaminado com a bactéria, poderá ser consumido se armazenado de forma adequada. Um alimento sempre deve esfriar antes de ser guardado na geladeira.

Arroz. Se estiver guardado em temperatura ambiente ou se ficou mais de duas horas exposto e for requentado, o arroz pode fazer mal à saúde. Guarde sempre na geladeira para que não tenha problemas quando for aquecido novamente, pois, no arroz, as bactérias se proliferam rapidamente, podendo causar intoxicação.

Um arroz que iria durar três dias se tivesse totalmente cozido, vai passar pra cinco a sete dias na geladeira. Não congele o arroz”, orienta. Se você organizar bem a geladeira, os alimentos ficam fresquinhos por mais tempo.

4 horas

Especialistas dizem que você nunca deve deixar qualquer alimento fora da geladeira mais do que 4 horas após preparado. No caso do arroz, se ele não estiver contaminado com a bactéria, poderá ser consumido se armazenado de forma adequada. Um alimento sempre deve esfriar antes de ser guardado na geladeira.

Não deixe que o arroz fique fora da geladeira por mais de uma hora após ficar pronto ou depois de ser requentado. Se permanecer mais de 2 horas, deve ser descartado. Resfrie as sobras rapidamente – Não espere muito tempo para resfriar o arroz: divida o alimento em recipientes rasos, selando com uma tampa.

6 dias

Mais uma dica: depois de cozido, o arroz dura de 4 a 6 dias na geladeira. Você deve refrigerá-lo até duas horas depois do cozimento e conservá-lo em recipiente hermético.

7 dias

Como guardar arroz cozido
Segundo a publicação de Aline Tavares para UOL, em 06 de março de 2018, este alimento pode ser congelado durante um período de 3 meses. No entanto, se estiver apenas na geladeira o tempo vai para 7 dias.

Temperos pesados podem fazer o arroz azedar e diminuir bem o período de geladeira", observa. Se ao abrir o pote você sentir cheiro azedo ou notar que os grãos estão ressecados demais, melhor descartar o arroz.

No congelador, o arroz cozido pode ser armazenado por até 3 meses sem perder sabor ou consistência. Antes de levar ao freezer, espere o alimento esfriar completamente e divida em porções, lembrando-se sempre de colocar uma etiqueta com a data em que ele foi cozido.

Isso acontece porque o arroz tem a bactéria Bacillus cereus, que costuma ser morta no aquecimento, mas pode liberar esporos tóxicos. Ao voltar à temperatura ambiente, esses pequeninos podem se multiplicar, principalmente por se aproveitarem da umidade natural do grão.

A agência britânica recomenda que se requente uma refeição apenas uma vez. Porém, a verdade é que é seguro fazer isso várias vezes, desde que a comida tenha sido colocada no refrigerador conforme explicado acima. Mas tenha em mente que o sabor do prato não vai melhorar a cada reaquecimento.

O que muitos não imaginam é que esse fator implica diretamente na qualidade final do produto. Às vezes, o arroz pode ficar com um cheiro estranho que, mesmo depois de lavado, interferirá no gosto da comida. Então, tão importante quanto o preparo correto, é a forma como guardamos o arroz”, destaca Maquardt.

Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.

Separe-o em potes de plástico e coloque um papel alumínio ou plástico entre o arroz e a tampa, para que evite o acumulo de cristais de gelo. Descongelamento - Retire a tampa do pote e polvilhe o arroz congelado com 1 colher sopa de água.

Como manter seu alimento de forma segura: Não demore para refrigerar os alimentos perecíveis, tais como: carnes, aves, peixes, laticínios e ovos. Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C.

É por isso que, normalmente, o que sobra de uma refeição em casa costuma ir para a geladeira. Mas, se antes ou depois disso os alimentos forem deixados em temperatura ambiente por mais de duas horas, começa o desenvolvimento de bactérias que podem causar contaminações.

Quanto às alterações enzimáticas, elas são causadas pelas enzimas ou fermentos contidos nos próprios alimentos. Quando os alimentos se encontram na fase de deteriorização, ocorre o ataque de fungos, leveduras e principalmente de bactérias que aceleram mais ainda o processo.