Pode deixar a TV ligada na tomada direto?

Perguntado por: ahipolito3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada.

O que provoca a queima de leds da TV? Deixar a TV exposta por longos períodos ao sol ou superaquecimento são causas prováveis, já que o calor pode danificar o painel. Usar detergentes, limpar ao painel ligado e pancadas na tela também podem causar o problema.

Quanto gasta uma TV ligada 24 horas? Uma TV ligada 24 horas pode consumir uma quantidade significativa de energia elétrica ao longo do mês. Uma TV de LED de 55 polegadas, por exemplo, pode consumir cerca de 1.368 Watts por dia, já uma TV de OLED ou QLED do mesmo tamanho pode consumir cerca de 2.352 Watts por dia.

Posso colocar dois eletrodomésticos na mesma tomada? Nunca conecte dois eletrodomésticos na mesma tomada, use uma tomada exclusiva para cada produto ou poderá haver sobrecarga na rede elétrica e prejudicar o funcionamento do seu produto resultando, inclusive, em acidentes envolvendo fogo.

Níveis de economia de energia elétrica
Aparelhos como micro-ondas e o modem de internet consomem energia mesmo quando não usados diretamente. A dica é retirar estes aparelhos da tomada caso for permanecer fora de casa por muitos dias. Contudo, mesmo aparelhos sem a luz indicadora podem acabar traindo o consumidor.

Desligar por completo a box não causa problemas (normalmente, as boxes têm um botão atrás que corta a alimentação).

Você pode pressionar e manter pressionado o botão liga-desliga na TV para desligá-la.

Deixar a TV ligada durante o dia inteiro
Assim como qualquer outro aparelho, a TV também precisa descansar. Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada. Por isso, evite que a televisão fique ligada o dia inteiro todos os dias.

Em uma pesquisa rápida, em média, uma TV deve durar em torno de 100.000 horas. No meu caso, contando a data da compra até o dia de hoje, temos somente 30.660 horas, todavia, este tempo deve ser reduzido a pelo menos 1'3 uma vez que eu não fazia uso do produto todos os dias e quando usava, era em torno de 2'3 horas.

Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.

1. Ar-condicionado. Quando o assunto é sustentabilidade e consumo de energia elétrica, o ar-condicionado é um dos aparelhos que deve ficar no radar. O equipamento, apesar de ter consumo similar a um chuveiro elétrico, tem mais impacto na conta devido ao tempo que fica ligado.

Aparelhos que mais gastam energia

  • Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. ...
  • Geladeira. ...
  • Ar-condicionado. ...
  • Micro-ondas. ...
  • Fogão elétrico – cooktop.

Com uma média de uso em cerca de 30 Watts, o notebook pode ser considerado o aparelho mais econômico, seguido de perto pelos televisores de LED e LCD de até 45 polegadas que consomem em média 50 watts.

Mito: Deixar o meu PC ligado gasta menos energia que desligá-lo (quando não está em uso) e voltar a ligá-lo. Verdade: Desligar o PC poupa uma quantidade enorme de energia. A maior parte tem já um modo de poupança de energia (sleep mode) que reduzem o consumo de energia, mas gastam energia.

Quanto maior a potencia de um equipamento, maior o gasto de energia. O gasto médio de cada equipamento é: Televisão = 200 watts; Lâmpada incandescente = 100 watts.

1 – A geladeira precisa ficar ligada na tomada
Pode parecer contraditório, mas a verdade é que desligar a geladeira aumenta o gasto de energia ao invés de reduzir. Quando se desliga esse eletrodoméstico, a sua temperatura interior aumenta.