Pode degradê no Colégio Militar?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

São Paulo - O Ministério Público Federal (MPF) da Bahia determinou ontem que escolas públicas militarizadas não mais interfiram em corte de cabelo, cor de unhas e maquiagem de estudantes ou os impeçam de namorar e se manifestar politicamente.

Usar brincos ou boné, sentar no chão, mascar chiclete, trocar figurinhas ou optar pelo próprio corte de cabelo são consideradas infrações pelo Regulamento Disciplinar para as Unidades de Ensino do Distrito Federal participantes do Programa Colégios Cívico-Militares.

As aulas são em período integral. A regra é de uso obrigatório de uniformes específicos com padrão militar. Os meninos são proibidos de usar brincos e pulseiras e as meninas têm que usar cabelo preso. A proposta desta escola é preparar os estudantes para a carreira militar, tanto na PM quanto nas Forças Armadas.

O aluno tem de chegar com até 30 minutos após o início da aula, senão fica fora. Namoro entre alunos e celulares dentro da escola não são permitidos.

Uniforme do Colégio Militar .
Valor 100,00 Watsap 988027323 Aceita cartão, Pix e dinheiro.

2 a 5 centímetros
Militar: Os cortes militares costumam ser para tamanho de cabelo curtos, assim como no exército, em algumas exceções com pequenos topetes.

Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tenha direito – Pena: detenção, até 6 meses. Fica bem claro que o uso de fardamento militar é um crime e é passível de uma pena de detenção por alguns meses, então em hipótese alguma devemos usar o fardamento do exército brasileiro.

#ConheçaSeuExército - quando estão utilizando uniforme, os militares não podem usar barba. A única exceção é quando, por motivo de saúde, o militar é autorizado a usar barba temporariamente. Nesse caso, o uso do uniforme é restrito ao interior dos quartéis. Paulo Gabriel e outras 6.843 pessoas curtiram isso.

As meninas podem usar cabelos longos ou curtos, desde que presos em coque, rabo de cavalo ou trança. Questões atinentes às características representativas de identidade também podem ser admitidas por decisão da equipe.

Em relação aos cabelos pintados, o regimento atual diz que está vedado, segundo a PM, o uso de coloração não natural. A assessoria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou, neste sábado (22), que o comando de ensino está respondendo sobre a publicação.

1º do decreto nº 19.398, de 11 de novembro de 1930: Art. 1º Serão considerados aprovados, no corrente ano e terminado o periodo letivo, os alunos da Escola Militar e dos Colégios Militares que obtiverem, respectivamente, médias quatro e três e meio no conjunto das matérias relativas a cada ano.

Colégio Militar ou escola pública: qual é melhor? Em termos de estrutura e qualidade de ensino, os Colégios Militares são superiores à maioria das escolas públicas brasileiras. Estes são alguns motivos: A estrutura física dos colégios é mais completa e melhor preservada do que as escolas públicas médias.

Celular em sala de aula está vetado, exceto com autorização do professor. Além disso, os militares só deverão se dirigir aos alunos se acompanhados de um professor. facilitar a utilização da cobertura e harmonizar a apresentação pessoal”.

"Os/as alunos/as das escolas públicas e particulares ficam proibidos/as de namorar com intimidades, beijos e abraços dentro das dependências escolares", diz o primeiro artigo do projeto de lei 67/2009.

Existe sim a possibilidade de saídas para visitas de tempos em tempos. O que vai dizer com que frequência você poderá sair, é o calendário anual da escola de formação. O calendário contém toda a programação do ano, incluindo feriados e formaturas.

MPF diz que escolas militarizadas não podem interferir em corte de cabelo ou cor das unhas dos alunos.